3 dicas para marcas que anunciam em TV pela primeira vez

Se há muitas marcas que nasceram no mundo digital, também é natural que muitas nunca tenham investido em publicidade para lá das redes sociais ou motores de busca, por exemplo. No entanto, se a dimensão do negócio está a crescer e se há novos públicos-alvo que poderão ser mais fáceis de alcançar através da televisão, poderá estar na hora de apontar à pequena caixa mágica.

Mas, atenção, anunciar em televisão tem regras próprias, tal como alerta o World Advertising Research Centre (WARC). “Marcas em crescimento têm de compreender que a publicidade em televisão não é necessariamente tão cara como acreditam, mas para ter o benefício completo têm de adaptar as técnicas actuais de vídeo online e investir em analytics de desempenho de marketing”, indica a WARC, apontando os conselhos do estratega Tom Roach.

Perante este cenário, o centro dedicado a publicidade partilha três dicas para marcas que dão agora os primeiros passos no investimento televisivo:

1 – Os anúncios online que explicam um assunto ao cliente e que depois apresentam uma demonstração alargada do produto não funcionam em televisão. Para este meio mais tradicional, são necessários anúncios cativantes que criem uma ligação emocional com os espectadores;

2 – Tende a existir uma falta de criatividade por parte de marcas que se apresentam pela primeira vez na televisão, muitas vezes semelhante ao que acontece com os primeiros anúncios publicados no Facebook. Há que ter cuidado com a forma como se usa música e texto, por exemplo;

3 – Os gastos em televisão podem ser ineficientes se não forem considerados todos os possíveis efeitos. Esse é um trabalho que requer dados, parceiros de análise e, também, alguma paciência.

Há uma década, lembra o WARC, os anunciantes eram aconselhados a não transferirem simplesmente os seus anúncios da televisão para as redes sociais. Hoje, aplica-se o contrário.

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