25% dos portugueses pagou mais de 500 euros pelo seu smartphone
Os portugueses são grandes consumidores de tecnologia. Poucos prescindem do smartphone, de um televisor com ecrã plano e de um computador portátil. Já os tablets e as máquinas fotográficas digitais são menos populares entre os inquiridos, de acordo com a DECO Proteste.
A experiência dos consumidores ao longo de anos de utilização permite identificar as avarias mais frequentes, às quais os fabricantes devem dedicar mais atenção, e estabelecer o ranking de fiabilidade das marcas para cada família de equipamentos.
Os resultados variam entre uma e cinco estrelas: quanto maior a constelação, maior a fiabilidade. As conclusões resultam de um inquérito online realizado, em Setembro de 2019, junto dos subscritores da DECO Proteste. Aos resultados deste estudo, conduzido em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França, foram adicionadas as respostas de 2018 sobre fiabilidade e avarias, para uma maior robustez das conclusões. No total, a DECO Proteste obteve 80.481 respostas válidas, 9.029 de Portugal.
Alguns produtos exigem um investimento de largas centenas de euros. Convém munir-se de conselhos para garantir que serão do seu agrado e não irão avariar de forma precoce. Este inquérito permite obter informação que não é possível avaliar a curto prazo em laboratório. Além dos resultados e das características dos modelos analisados, a DECO Proteste revela os preços actualizados e as lojas mais baratas.
A opinião dos utilizadores sobre tecnologia
A maioria dos portugueses tem um smartphone, em 30% dos casos de gama alta, sendo que um quarto pagou mais de 500 euros pelo equipamento. Preferem modelos com Android (apenas 18% trazem o sistema operativo iOS) e dotados de ecrãs grandes, com mais de 5,1 polegadas em três quartos dos casos. As marcas que envolvem maior risco de avaria são a Wiko, a Alcatel e a Doogee, com três estrelas. As falhas mais frequentes prendem-se com a bateria, a função táctil e o carregador.
Com os telemóveis a apostarem cada vez mais na fotografia, apresentando sensores de maiores dimensões e resolução, assim como múltiplas câmaras, as máquinas digitais têm vindo a perder terreno. Só cerca de metade dos inquiridos possui um destes aparelhos, a maioria anterior a 2015. A bateria, as objectivas e o leitor de cartões são os componentes mais sensíveis a problemas.
Quanto aos televisores, em três quartos dos casos, os inquiridos optaram por modelos do tipo LCD. As tecnologias OLED e plasma representam 15% e 10% da amostra, respectivamente. Mais de metade optou por uma smartTV, com ligação à internet e apps próprias. Panasonic, Sony, Samsung, LG e Philips são as marcas mais fiáveis. A TCL, pelo contrário, apresenta um risco maior de avaria. O comando, o ecrã e as ligações são os pontos mais vulneráveis. Consulte o nosso teste a televisores e as lojas mais baratas.
Quando o assunto passa pelos computadores portáteis, que 85% dos inquiridos revela ter, a grande maioria é do tipo notebook, com Windows. Em 30% dos casos, custou 500 a 800 euros. Todas as marcas para as quais foram obtidas respostas obtêm cinco estrelas na fiabilidade. Revelamos o tablet ou computador ideal, e os melhores preços.
Como avaliar promoções online
Boa parte dos inquiridos adquiriu os equipamentos em promoção, sobretudo televisores, computadores e smartphones (50%, 42% e 37%, respectivamente). Com a Black Friday a aproximar-se a passos largos, muitas lojas tentam caçar consumidores com super descontos. Mas atenção: todos os anos, são detectadas falsas promoções, isto é, situações em que o preço anunciado chega a ser mais elevado do que o praticado pouco tempo antes. Nem todos os “preços imbatíveis” são bons negócios.
Telemóvel
Entre os portugueses, 88% tem um smartphone, a maioria com Android. Samsung, Huawei e Apple são, por ordem decrescente, as marcas mais presentes no estudo. A Samsung e a Apple estão entre as 15 marcas mais fiáveis, com cinco estrelas. Wiko, Alcatel e Doogee acusam mais avarias (três estrelas na fiabilidade). A bateria, a função táctil e o carregador são os componentes mais frágeis. Espreite o top de telemóveis e as Escolhas Acertadas em tempo real.
Tablet
Pouco mais de metade dos portugueses dispõe de um tablet, com o sistema operativo Android em 63% dos casos e iOS em 25%. Um em cada quatro aparelhos é anterior a 2015. E três em 10 custaram 150 a 300 euros. Apple, Samsung e Asus foram as marcas com mais respostas, todas com nota máxima na fiabilidade. Denver e Archos são as menos fiáveis. Problemas na bateria e falhas na função táctil e no carregador foram as avarias mais frequentes. Veja o teste a 115 tablets.
Computador portátil
A maioria dos portugueses tem um computador portátil (85%), geralmente do tipo notebook, com o Windows instalado. Quatro em 10 são equipamentos anteriores a 2015. Asus, HP, Acer, Apple e Lenovo foram as marcas mais representativas do estudo, todas com nota máxima na fiabilidade. A bateria, o disco rígido e o cabo ou a fonte de alimentação foram os elementos com mais avarias. Veja o teste a 67 computadores.
Máquina fotográfica
Cerca de metade dos portugueses possui uma máquina fotográfica digital. Três em dez destes aparelhos custaram entre 100 e 300 euros. Os portugueses optaram por modelos compactos (48%) e reflex (27%), com objectivas intermutáveis no segundo caso. Canon, Sony e Nikon são as marcas mais frequentes e conseguiram cinco estrelas na fiabilidade. A Ricoh e a Leica são um pouco menos fiáveis. A bateria, as objectivas e o leitor de cartões são os componentes com mais problemas. Compacta, reflex, híbrida, superzoom ou de aventura? O guia e o teste a máquinas fotográficas da DECO Proteste ajudam a escolher.
Impressora
Cerca de três quartos dos portugueses tem impressora, que custou menos de 100 euros em mais de um terço dos casos. A maioria (67%) dispõe de ligação Wi-Fi, ideal para imprimir a partir de smartphone ou tablet, sem cabo. Isolada na frente, a Brother é a marca mais fiável. O suporte dos tinteiros, as cabeças de impressão e a ligação Wi-Fi são os elementos mais vulneráveis a avarias. Para quem imprime muito, os modelos a laser ou a jacto de tinta com tanque de tinta podem compensar face aos de cartuchos. Embora mais caros, o preço da tinta é inferior. Veja todas as impressoras testadas.
Televisor
Nove em 10 inquiridos tem um televisor com ecrã plano, regra geral, tipo LCD. Mais de metade escolheu uma smartTV, equipamento com ligação a Net e apps próprias. Samsung e LG são as marcas mais presentes, estando entre as cinco mais fiáveis. No extremo oposto, ficou a TCL, que revela maior risco de avaria. Problemas no comando, no ecrã e nas ligações são os mais denunciados. Veja o teste mais recente a televisores.