25 de Abril disponível em timeline interactiva

Duas horas e meia bastaram para colocar online os momentos que se viveram no dia 25 de Abril de 1974. Durante a primeira edição do Festival Política, um grupo de pessoas esteve a desenvolver uma timeline interactiva em virtude da mini-hackathon promovido pela organização do evento.

O resultado já pode ser encontrado numa plataforma criada para o efeito, onde estão disponíveis informações sobre cada uma das fases da Revolução dos Cravos. Os utilizadores têm acesso também a imagens e vídeos que ilustram os acontecimentos desse dia e a um mapa com os locais por onde os militares passaram.

O projecto, foi coordenado pelos designers de informação Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente, responsáveis pelos encontros “Date With Data” que decorrem no Porto. Segundo os dois profissionais, o objectivo do desafio era mostrar aos participantes como é possível, num curto espaço de tempo, desenvolver um trabalho de recolha e disponibilização de informação pública. Para a realização da timeline interactiva, recorreram ao TImeMapper, ferramenta open source lançada pela Open Knowledge International.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...