2024: GroupM projeta crescimento de 9,5% nas receitas totais de publicidade
O GroupM, grupo de investimento em meios da WPP – uma das maiores empresas de serviços de marketing e comunicação do mundo – , divulgou as suas previsões globais para o mercado publicitário para 2024. O relatório This Year Next Year (TYNY) conclui que o forte desempenho dos maiores vendedores de publicidade e o aumento da expansão digital vão levar a um crescimento de 9,5%, até ao final deste ano, do investimento global em publicidade.
De acordo com estas previsões, o setor vai, pela primeira vez em 2024, ultrapassar um bilião de dólares de receitas totais. Para 2025, o relatório prevê ainda um crescimento de 7,7%, atingindo 1,1 biliões de dólares.
A publicidade digital continua a ser o canal mais forte: estima-se que cresça 12,4% a nível global, em 2024, e represente 72,9% do total da publicidade, em 2025.
Os meios de retalho continuam a emergir como um segmento em rápida expansão nesta categoria de publicidade. A expectativa é que atinjam 176,9 mil milhões de dólares a nível global em 2025, e ultrapassem, pela primeira vez, as receitas totais da televisão, incluindo streaming.
Quanto ao segmento televisão, o TYNY antecipa um aumento de 1,9%, em 2025, com receitas de 169,1 mil milhões de dólares a nível mundial. O meio televisivo tradicional será responsável por 72,6% desse valor, mas prevê-se que, de 2024 para 2025, a receita caia 3,4%. A TV por streaming, por outro lado, deve crescer 19,3%, em 2025. Em 2029, o relatório estima que o streaming represente 37,5% da receita total de TV.
A publicidade fora de casa (out of home – OOH) manteve a sua quota no setor da publicidade global, em grande medida devido ao forte desempenho da publicidade digital (digital out of home – DOOH), que se prevê que represente 42% das receitas totais de OOH, no próximo ano.
Em 2025, as receitas globais do áudio vão manter-se praticamente inalteradas, enquanto a publicidade impressa enfrenta novos declínios, justificados pela digitalização e pela influência da inteligência artificial.
Antecipa-se que os dez principais mercados de publicidade cresçam em 2024, embora em graus variados.
Os EUA e a China continuam a ser os maiores mercados, com receitas totais de publicidade a crescer, 9%, para 379 mil milhões de dólares, e 13,5%, para 204,5 mil milhões de dólares, respetivamente.
O Reino Unido mantém o terceiro lugar, logo à frente do Japão. A Alemanha e a França também não alteram posições, seguidas pelo Canadá, Brasil, Índia e Austrália.