2024 deverá ser positivo para o mercado global de tecnologias e bens de consumo

Num balanço do ano 2023, prevê-se que o mercado global de Tecnologias e Bens de Consumo termine com uma diminuição de 3%, em comparação com 2022. Para 2024 espera-se que este mercado retorne aos valores positivos, revela uma análise da GfK aos resultados do mercado global de Tecnologias e Bens de Consumo.

Segundo os dados, o preço foi um factor cada vez mais importante para a decisão de compra dos consumidores em 2023. Retalhistas e fabricantes responderam a este desafio com períodos promocionais mais longos e com maior diversidade na oferta dos descontos. Assim, os consumidores tiveram oportunidade de comprar produtos com especificações mais elevadas que não poderiam pagar a preços normais.

A par dos consumidores mais sensíveis aos preços, mantiveram-se no mercado os consumidores com rendimentos mais elevados e, por esse motivo, mais resistentes à crise. Esta fracção permitiu que os produtos de gama alta continuassem a ter um desempenho superior à média do mercado, durante o último ano.

A procura foi particularmente forte para aparelhos que simplifiquem o dia a dia, como os aspiradores a seco e a húmido. Estes produtos cresceram mais 2% nos primeiros dez meses de 2023, enquanto os aspiradores em geral registaram um declínio em igual percentagem.

Os produtos que se adaptam aos estilos de vida específicos de cada pessoa também tiveram um melhor desempenho. São disso exemplo as fritadeiras de ar quente (mais 42% versus 38% para as fritadeiras convencionais) ou os teclados Bluetooth (com um crescimento de 17% em relação à redução de 2% para os teclados de computador com fios).

No que toca ao novo ano, que corresponde a quase quatro anos pós a pandemia de Covid-19, os ciclos de substituição vão retomar, especialmente para categorias de produtos que registam uma evolução mais rápida, como é o caso dos smartphones e portáteis. Neste sentido, espera-se que a categoria das Telecomunicações registe um crescimento em 2024, devido a novas aquisições, com a tendência a continuar para os dispositivos premium.

O acompanhamento do mercado mostra que em períodos que antecedem os grandes eventos desportivos, as vendas de televisões crescem. Esta tendência permite prever que eventos como os Jogos Olímpicos 2024 e o Campeonato Europeu de Futebol vão ter um impacto positivo nas vendas de Electrónica de Consumo.

E com a previsão de que a inflação continue a descer em 2024, espera-se que a confiança dos consumidores aumente a nível mundial. No entanto, as elevadas taxas de juro poderão ser uma barreira ao investimento para consumidores e empresas. Prevê-se assim que o preço continue a ser um critério importante para os consumidores no momento da compra, pelo que, à semelhança de 2023, os principais eventos promocionais continuem a ser fortes impulsionadores de vendas.

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