2024: a era da interacção humana e digital

Por Soraia Pedroso da Costa, CEO e fundadora do soraiapedroso.pt

À medida que nos despedimos de um ano e damos as boas-vindas a outro, é natural reflectirmos sobre o que o futuro nos reserva. E em nenhum lugar essa reflexão é mais crucial do que no mundo da Comunicação, uma vez que o constante fluxo de mudanças e inovações molda não apenas a forma como nos expressamos, mas também como nos conectamos.

Sem dúvida que estamos à beira de uma era empolgante, onde a intersecção entre a tecnologia e a humanidade alcança novos patamares e, desta forma, em 2024 a Comunicação estará mais centrada na necessidade humana de interacção e personalização. As empresas que compreenderem e abraçarem essa evolução estarão na linha da frente, definindo o curso das interacções digitais e humanas.

Neste contexto, partilho as tendências que, na minha visão, irão influenciar e definir o cenário da Comunicação nos próximos meses.

1. Humanização da Inteligência Artificial e personalização: a evolução da Inteligência Artificial (IA) é uma realidade inegável. Contudo, a verdadeira magia reside na sua capacidade de se tornar mais humana e, em 2024, as empresas que conseguirem integrar a IA para oferecer experiências personalizadas e humanizadas estarão um passo à frente. Chatbots mais inteligentes e sistemas de recomendação avançados estão destinados a tornar-se a norma, cativando a preferência dos consumidores;

2. Conteúdo imersivo e interactivo: a procura por experiências imersivas e interactivas nunca foi tão evidente entre os consumidores. Realidade aumentada, vídeos 360º, conteúdo em 3D e tecnologias similares assumirão um papel central nas estratégias de comunicação. Deste modo, as marcas que conseguirem cativar o público através destas formas interactivas liderarão o caminho da inovação e do envolvimento;

3. Vídeo como pilar da comunicação: o conteúdo em vídeo continuará a ser a estrela principal nas redes sociais este ano. Formatos como Reels, stories e lives consolidarão a base da interacção digital, sendo que plataformas como o TikTok e o Instagram liderarão este movimento, enquanto as outras redes se adaptam para dar mais destaque ao vídeo;

4. Metaverso como realidade tangível: O que antes era visto como uma visão futurista, o Metaverso, tornou-se uma realidade palpável. Antevê-se uma explosão de plataformas virtuais em 2024, redesenhando não apenas as interacções sociais, mas também as experiências de consumo e o trabalho remoto. Cada vez mais são as marcas que exploram este novo mundo digital para criar experiências envolventes e inovadoras;

5. Ética e transparência: a consciência ética dos consumidores sobre as marcas é cada vez maior e, por isso, a transparência será crucial. As empresas autênticas, comprometidas com causas relevantes e que comunicam de forma transparente ganharão a confiança dos consumidores e construirão relações sólidas e duradouras com o seu público;

6. Sustentabilidade como narrativa indispensável: a preocupação ambiental tornou-se uma prioridade não só para os consumidores, mas também para as marcas. Em 2024, a narrativa sustentável será mais do que uma tendência; será uma exigência e as empresas que adoptarem práticas eco-friendly e comunicarem de forma transparente os seus esforços ambientais ganharão a confiança dos consumidores.

Para onde será que nos levará este novo ano? Estas são apenas algumas das tendências para 2024, mas o futuro é um campo vasto e cheio de surpresas. O desafio e a oportunidade estão em abraçar estas mudanças e adaptarmo-nos para melhor servir um mundo em constante evolução.

As empresas que melhor se preparem face a estas tendências e conseguirem integrá-las nas suas estratégias de Comunicação destacar-se-ão no mercado. Pois o futuro da interacção humana e digital está nas mãos daqueles que se atrevem a inovar e a adaptar-se às mudanças.

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