2020: mais de metade dos gastos publicitários vai para a internet
Os gastos em publicidade na internet deverão aumentar 11,1% no próximo ano, a nível mundial, atingindo 326 mil milhões de dólares (292 mil milhões de euros). Isto significa que o valor gasto em formatos online corresponderá a mais de metade do total do investimento publicitário – que deverá saltar 5,1% para 628 mil milhões de dólares (562,4 mil milhões de euros), em 2020.
A previsão é apontada pela AdAge, com base num relatório elaborado pelo AdAge Datacenter. No caso da previsão de investimento publicitário para 2020, o GroupM assina a análise.
Além do crecimento de 11,1% da internet, o GroupM aponta para subidas menos significativas na televisão (+0,9%), rádio (+1,8%) e outdoor/cinema (+2,5%). Por outro lado, deverá diminuir o investimento em jornais (-8,5%) e revistas (-8,2%).
O mesmo relatório indica que a Procter & Gamble é a maior anunciante do mundo em 2019. No exercício fiscal findo em Junho passado, a multinacional gastou 10,1 mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros) em publicidade.
A WPP, por seu turno, será a maior rede de agências do planeta, com as receitas de 2018 (dados mais recentes) a chegar aos 20,8 mil milhões de dólares (18,6 mil milhões de euros). Omicom, Publicis Groupe, Interpublic e Dentsu fecham o top 5. Já a Accenture Interactive leva a taça de maior agência digital, com 8,5 mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros).