2016 em palavras

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa garante que existe uma correlação directa entre alguns dos acontecimento mais marcantes de áreas como política, desporto, sociedade e economia e a pesquisa de palavras na sua plataforma online. No site “O Ano em Palavras”, apresenta uma cronologia de 2016 e dos seus momentos-chave com base nas palavras mais procuradas ao longo do ano.

O primeiro momento assinalado aconteceu a 25 de Janeiro, quando o presidente da República Cavaco Silva vetou o diploma que permitia a adopção de crianças por casais homossexuais. O Priberam elegeu este acontecimento devido às buscas pelas palavras “veta”, “vetar” e “veto”.

Logo dois dias depois é a vez da palavras “sicário” estar em destaque, a propósito de Jhon Jairo Velásquez, um assassino contratado, ter sido entrevistado pelo jornal Expresso. O Priberam aponta mais de 23 momentos e palavras que lhes estiveram associadas, incluindo “presidenta” e o impeachment de Dilma Rousseff, “egrégios” e a participação de Portugal no Euro 2016, “gambozinos” e a caça aos Pokémons, “paralímpico” e os Jogos Paralímpicos de 2016 e ainda “bataclã” e o ataque terrorista de Paris.

Artigos relacionados