2013 foi um luxo para a Volkswagen
No ano passado, a Porsche, a Audi e a Bentley, marcas de luxo do portefólio do Grupo Volkswagen, bateram recordes de vendas, em virtude de novos lançamentos e da retoma do mercado automóvel global.
As vendas da Porsche subiram 15%, para 162.145 veículos, enquanto as vendas da Audi cresceram 8,3%, para 1,57 milhões de automóveis. Já a Bentley registou um aumento de 19%, para um total de 10.120 unidades comercializadas.
No ano passado, a tendência de aumento da procura por automóveis de luxo foi mais visível em mercados emergentes como a China e a Índia, apesar de o mercado norte-americano também ter demonstrado alguns sinais de recuperação. Nos EUA, a Audi cresceu 13,5%, a Porsche 21% e a Bentley 28%. Na China, as vendas da Audi e da Porsche subiram 20%, mas a marca Bentley caiu 3% em relação a 2012.
«Estabelecemos um importante marco para a Audi no ano passado: alcançámos o nosso objectivo estratégico intermédio de vender 1,5 milhões [de veículos] dois anos antes do planeado», afirma Rupert Stadler, presidente não executivo da Audi, em comunicado. «Isto significa que nos últimos quatro anos, só a Audi atraiu mais de 600 mil novos clientes», acrescenta.