20% das mulheres já teve um parceiro que influenciou o seu uso de maquilhagem

Um quinto das mulheres (20%) já teve um parceiro que influenciou o seu uso de maquilhagem, revela um novo estudo da Avon, desenvolvido no âmbito dos 16 Dias de Activismo das Nações Unidas contra a Violência de Género.

Concluiu-se ainda que, das mulheres que revelaram ser controladas sobre a quantidade de maquilhagem que aplicam, a faixa etária mais afectada é dos 25 aos 34 anos (30%). Além disso, um sexto das inquiridas já recorreu à maquilhagem para esconder ferimentos ligeiros causados pelos parceiros.

A análise foi feita com base em inquéritos a 7.173 mulheres no Reino Unido, Itália, Filipinas, Turquia, Polónia, Roménia e África do Sul.

Das mulheres inquiridas, pouco menos de dois quintos (39%) afirmam ter uma amiga cuja aparência foi influenciada ou controlada por um parceiro. Destas, mais de um quarto (27%) revelou não ter exposto a situação nem ter tomado medidas.

O estudo da Avon também demonstra a influência que os parceiros colocam noutros aspectos da aparência das mulheres, com 26% a afirmar que o seu parceiro influencia frequentemente o que veste. Do mesmo modo, 21% afirma ser influenciada sobre o estilo de cabelo.

«Tal como o controlo sobre o que vestem, também a maquilhagem é arremesso em relações pouco saudáveis. Os números do estudo comprovam que há, de facto, um problema a necessitar de resolução. Não podemos aceitar que a maquilhagem seja apenas utilizada caso o parceiro o permita. A ideia de que influenciar a utilização de produtos de beleza, através de comentários aparentemente inofensivos também não é normal e não pode ser perpetuada. Como tal, a Avon, admite ser necessário agir e incentiva todas as mulheres a não compactuarem com este tipo de violência de género», afirma, em comunicado, Susana Pereira, Commercial head da Avon para Portugal.

De forma a quebrar o silêncio em torno da violência de género, a Avon e a No More lançaram um novo vídeo como mote “Reverse Makeup Tutorial”, que pretende chamar a atenção para o comportamento controlador e abusivo destinado a destruir a autoestima e o poder de uma mulher, utilizando a aparência e a maquilhagem como forma de manipulação.

As palavras do vídeo baseiam-se em experiências reais de sobreviventes de violência doméstica e indicam os locais onde as vítimas, os amigos e as famílias podem procurar ajuda.

Embora a nova pesquisa da Avon demonstre como a maquilhagem pode ser utilizada como uma forma de domínio e controlo, também estuda os aspectos positivos quando esta está nas mãos das próprias mulheres.

Quase metade (46%) das mulheres afirmou que a maquilhagem é das principais coisas que as faz sentir confiantes. Mais especificamente, uma em cada quatro (24%) afirma que o batom as fortalece e quase uma em cada cinco (17%) usa maquilhagem todos os dias.

 

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