2 milhões de criadores já ganham dinheiro com o YouTube
O YouTube atingiu um novo marco: mais de dois milhões de criadores fazem parte do programa de monetização desta plataforma de vídeo, o que significa que mais de dois milhões de pessoas estão a ganhar dinheiro com os seus conteúdos.
Designado Programa de Parcerias do YouTube (YPP), este é um projecto aberto a todo o tipo de criadores, desde pessoas que avaliam produtos através de comentários e críticas a artistas que encontram nesta plataforma o seu palco e rampa de lançamento. Segundo o YouTube, mais de metade da receita gerada é partilhada com os criadores de conteúdos.
«Os criadores que fazem parte do YPP podem ganhar dinheiro e trabalhar apenas com os próprios vídeos no YouTube recorrendo a 10 recursos de monetização diferentes (e, continuamos a incluir ainda mais funcionalidades): de receitas com anunciantes à venda de produtos», explica Neil Mohan, Chief Product Officer do YouTube.
Numa publicação partilhada no blog da plataforma, o responsável adianta que, nos últimos três anos, foram pagos mais de 30 mil milhões de dólares a criadores de conteúdo, artistas e empresas de media. Além disso, Neil Mohan conta que muitos destes criadores geram empregos e contribuem para a economia: «Só em 2019, o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com o equivalente a 345 mil empregos a tempo integral, e isto somente nos EUA.»
Proteger espectadores e marcas
De acordo com o Chief Product Officer, o YouTube tem vindo a apostar no desenvolvimento de novas políticas, recursos e produtos no sentido de proteger a comunidade, os criadores de conteúdo e, ainda, as marcas. Além de investir em ferramentas de monetização, a plataforma também quer garantir que este é um espaço seguro.
No quarto trimestre de 2020, a taxa de visualização de conteúdos que violavam políticas do YouTube ficou entre 0,16 e 0,18%, ou seja, em cada 10 mil visualizações na plataforma, apenas 16 a 18 eram deste tipo de conteúdo.
«Como resultado, este nosso trabalho focado na responsabilidade acabou por beneficiar criadores de conteúdo e negócio em geral. No segundo trimestre de 2021, a receita gerada com anúncios do YouTube passou os 7 mil milhões de dólares e o YouTube pagou mais aos criadores e parceiros do YouTube do que em qualquer trimestre da história», afirma Neil Mohan.
Ainda sobre publicidade, o responsável lembra que este é um dos principais pilares da receita dos criadores de conteúdo. Por isso mesmo, é necessário garantir que os anunciantes confiam nos sistemas implementados e que se sentem confortáveis com os vídeos onde os seus anúncios são exibidos.
«Os anunciantes não querem as próprias marcas associadas a conteúdo e utilizadores problemáticos e temos visto, em primeira mão, como deixam de servir anúncios quando não apoiam os canais destes utilizadores. Quando os anunciantes não confiam nos nossos sistemas, eles reduzem os investimentos no YouTube. Isto afecta todo o ecossistema», sublinha Neil Mohan.