
2 em 3 utilizadores de redes sociais pesquisa restaurantes e bares
O mais recente estudo “Turismo e Redes Sociais 2025”, da Marktest, revela que a grande maioria dos portugueses ativos nas redes sociais utiliza estas plataformas para procurar informações sobre restaurantes e bares.
Além disso, os inquiridos destacaram outras pesquisas frequentes relacionadas com turismo, colocando Hotéis/Alojamento (63%), Destinos Turísticos (57%), Promoções e Descontos (54%) e Mapas e Localizações entre os cinco tópicos mais consultados.
O estudo mostra ainda que as reservas de hotel ou alojamento (48%), as reservas de mesas em restaurantes e bares (44%) e a compra de bilhetes (37%) são as ações mais referidas como resultantes de informações ou recomendações encontradas nas redes sociais.
Este estudo analisa o impacto das redes sociais nas escolhas e hábitos turísticos dos portugueses. Explora a forma como os utilizadores recorrem a estas plataformas para pesquisar informações sobre turismo, a influência que exercem nas suas decisões, os tipos de conteúdos turísticos que mais apreciam, as redes sociais preferidas para aceder a esses conteúdos e as compras de produtos ou serviços turísticos realizadas através dessas plataformas.
Além disso, avalia a notoriedade e a utilização de cadeias hoteleiras, plataformas online de turismo, agências de viagens e influenciadores do setor. Identifica quais destas entidades são seguidas pelos utilizadores, em que redes sociais e o nível de confiança depositado nas suas opiniões e recomendações.
Outro aspeto abordado é a visita a locais classificados em território nacional, como geoparques, redes de aldeias, reservas da biosfera e áreas reconhecidas pela UNESCO, bem como o grau de satisfação dos visitantes.
Sabia que entre os utilizadores de redes sociais…
- 63% dos utilizadores de redes sociais já as utilizou para pesquisar informação sobre hotéis/alojamento?
- E que 54% dos mais jovens as utilizaram para pesquisas sobre locais de diversão ou lazer?
- As dicas de viagem são os conteúdos que mais agradam?
- Conteúdos sobre praias são os mais apreciados?
- Os Açores e a Madeira são as regiões portuguesas sobre as quais os residentes no Litoral Norte mais gostam de ver conteúdos turísticos nas redes sociais?
- O Instagram é a rede social que tem mais influência nas escolhas de destinos turísticos e viagens?
- 51% das mulheres já reservou hotel/alojamento com base em informações ou recomendações encontradas nas redes sociais?
Para a realização deste estudo, utilizou-se uma base de 800 entrevistas, realizadas online junto de residentes no Continente com idades entre os 25 e os 64 anos, tendo decorrido entre 15 e 27 de janeiro de 2025.