19,6% dos portugueses deixou pelo menos uma rede social. Facebook lidera abandono
O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2021”, da Marktest, mostra que o número de internautas que diz ter deixado de usar pelo menos uma rede social se situa agora nos 19,6%. Trata-se de um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação aos 17,1% registados na edição de 2020 da mesma análise.
Entre as redes sociais mais “abandonadas”, o Facebook surge em claro destaque: mais de um quarto dos portugueses com perfis nas redes sociais que decidiram deixar uma destas plataformas aponta para o Faccebook.
O Snapchat surge em segundo lugar (25,2%), seguido pelo Twitter (17,7%), pelo LinkedIn (15,1%) e pelo Pinterest (14,2%), que fecha o top 5 das redes sociais que mais portugueses deixaram de usar.
Quanto aos motivos por detrás deste abandono, 36,8% indica falta de interesse, sendo esta a razão mais mencionada. Os inquiridos pela Marktest também falam em falta de tempo e pouco uso.
Ainda assim, apesar de liderar a taxa de abandono, o Facebook continua a ser a rede social com mais utilizadores em Portugal: 93,4% dos utilizadores de redes sociais afirma ter perfil criado nesta plataforma criada por Mark Zuckerberg.
O mesmo estudo revela ainda que os portugueses têm, em média, contas em seis redes sociais. Desde 2011, este número mais do que duplicou.
“Este registo confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes sociais em Portugal, que ganha ainda maior volume entre os mais jovens, onde sobe para 9 a média de redes onde os utilizadores dizem ter perfil criado”, adianta a Marktest.