18 mil euros um perfume? O que leva uma fragrância a custar tanto dinheiro?
O emblemático frasco Guerlain Bee é revestido com cristais Swarovski e alberga a lendária fragrância Shalimar que completa 100 anos.
Gastar 18 mil euros num perfume é uma extravagância e algo impensável para a maioria, mas para a Guerlain isso é uma realidade. A empresa francesa oferece um perfume do qual existem apenas 58 peças numeradas em todo o mundo. Este é o Bee Jar de Shourouk Rhaiem. Como pode uma fragrância chegar a este preço?
A resposta está tanto no frasco do perfume como dentro dele. A Bee Bottle é um ícone da Guerlain há 170 anos, criada para acolher a Eau de Cologne Impériale, um presente para a Imperatriz Eugénia por ocasião do seu casamento com Napoleão III. Está adornado com festões inspirados nas colunas da Place Vendôme em Paris e 69 abelhas, símbolo imperial francês. Por ocasião das férias de Natal, este ano a joalharia francesa Shourouk Rhaiem personalizou o frasco com a sua arte multicolorida, transformando-o numa verdadeira joia.
Shourouk Rhaiem criou as primeiras peças cobertas de vidro na sua oficina em Paris, há mais de quinze anos. Inspirada nas suas viagens à Tunísia, na cultura pop dos anos 80 e no glamour dos filmes de Hollywood, gosta de valorizar os objetos do quotidiano, cobrindo-os com uma infinidade de cristais Swarovski de diferentes tamanhos e cores. E foi precisamente isso que fez com o Bee Jar: cada frasco, adornado com pedras preciosas, é feito à mão na sua oficina parisiense, utilizando técnicas de joalharia refinadas e meticulosas que exigem longas horas de trabalho.
O primeiro passo é pintar os motivos do frasco que depois são cobertos com strass. De seguida, escolhe as cores: a artista alinha diante de si uma gradação de cristais que dará a cada peça o seu carácter único. Por fim, aplica-se um a um para transformar o frasco numa obra de arte.
O design desta joia-perfume revela, por um lado, o famoso frasco do perfume Shalimar, desenhado em 1925, rodeado por penas de pavão, uma homenagem às inspirações indianas do perfume. Por outro, o duplo G entrelaçado, emblema da Guerlain, rodeado de flores com pétalas multicoloridas, refletindo a opulência dos majestosos jardins de Shalimar.
No interior, esta joia da perfumaria, disponível por 18 mil euros mediante pedido, alberga Shalimar, o perfume que completa 100 anos em 2025. Especificamente, é o extrato do perfume, a versão mais exclusiva e intensa da lendária fragrância.
Qual é o cheiro do Shalimar? É o primeiro perfume âmbar feminino da história e oferece um aroma sensual, inebriante e intemporal. A fragrância abre com uma brisa de flores e bergamota, que se misturam com o calor das notas de lírio, jasmim e rosa. As notas balsâmicas de baunilha e fava tonka conferem-lhe voluptuosidade e potência.
Ver esta publicação no Instagram