18% das empresas de publicidade e telemarketing enfrenta dificuldades financeiras

O sector das agências de publicidade e empresas de telemarketing tem testemunhado um crescimento nos últimos tempos, impulsionado por vários elementos, como a acessibilidade crescente a tecnologias de comunicação, a busca por estratégias de marketing mais refinadas e a crescente importância da presença online das empresas. Este crescimento tem sido tão significativo que o volume de negócios destas empresas aumentou cerca de 4%, revelam dados do Insight View.

Existem 4646 agências de publicidade e 147 empresas de telemarketing que reportaram as suas contas. Em relação aos níveis de risco, 18% dessas empresas está a enfrentar dificuldades financeiras, enquanto 54% apresenta um risco médio e 28% um baixo risco.

Apesar disso, a maioria das empresas neste sector são microempresas, representando aproximadamente 91% do total, enquanto as pequenas empresas compreendem cerca de 8%, com as empresas de médio e grande porte a representar apenas cerca de 1%.

Quanto à antiguidade, 44% das empresas nestes sectores tem menos de cinco anos, enquanto 21% tem entre seis e 10 anos, 14% entre 11 e 15 anos, 14% entre 16 e 25 anos e apenas 7% tem mais de 25 anos. Estes números demonstram que, apesar do grande número de novas empresas a entrar nos mercados, muitas das empresas mais estabelecidas conseguiram manter-se competitivas ao longo dos anos.

De acordo com as conclusões, a maioria das agências de publicidade e empresas de telemarketing estão concentradas em Lisboa, com 43% do total, seguida pelo Porto, com 17%, Setúbal com 7%, Braga com 6% e Faro com 5%. O restante território nacional representa os restantes 22% das empresas.

Quanto à autonomia financeira, o sector apresenta um índice de 38%, indicando uma capacidade saudável de gerar recursos próprios. Além disso, a solvabilidade das empresas de telemarketing e agências de publicidade situa-se em torno dos 62%, demonstrando uma capacidade satisfatória de cumprir compromissos financeiros a curto e médio prazo.

Artigos relacionados