13% dos compradores portugueses já foi vítima de fraude online. 5 coisas a ter em atenção

Após a época das compras natalícias, o início do ano é sinónimo de trocas de presentes e época de saldos, que é geralmente marcado por um número cada vez maior de pessoas que são vítimas de fraudes online.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Klarna – Holiday Survey, 13% dos compradores portugueses com mais de 18 anos que já foi vítima de fraude online, valor que sobe para 17% quando se olha apenas para o universo entre os 59 e 75 anos.

Assim, Alexandre Fernandes, country manager da Klarna em Portugal e Espanha, destaca cinco pontos essenciais a ter em consideração durante a realização de compras online:

  1. Estar atento à ortografia e erros gramaticais dos sites onde está a comprar, sem ficar excessivamente alarmado com pequenos problemas gramaticais, ortográficos ou frases incomuns. Um único erro de digitação num site não indica necessariamente que seja falso ou administrado por hackers, mas pode ser um sinal de que o site foi criado à pressa e que pode não pertencer a uma empresa autêntica.
  2. Às vezes, as lojas online duvidosas podem ser reconhecidas pelos métodos de pagamento que oferecem – ou melhor, pelos que não estão disponíveis. As lojas falsas muitas vezes preferem o pagamento antecipado, o que torna mais difícil para as vítimas a recuperação do seu dinheiro.
  3. Políticas de reembolso pouco claras: um retalhista de confiança fornece instruções claras sobre como e onde devolver um produto se o comprador estiver insatisfeito. Por outro lado, sites fraudulentos geralmente têm políticas de reembolso difíceis de compreender, difíceis de encontrar ou mesmo inexistentes.
  4. Uma característica comum das lojas falsas é a utilização de nomes de sites que lembram marcas conhecidas, mas apresentam pequenas variações. Se o nome do site não corresponder aos produtos oferecidos pela loja, pode ser outra indicação de uma oferta fraudulenta.
  5. Se parece bom demais para ser verdade, infelizmente, é porque geralmente não é! Ofertas de descontos extremamente tentadoras (especialmente para produtos de marcas conhecidas) podem ser um sinal de fraude. É importante não ser iludido pelos preços baixos – seja extremamente vigilante.
Artigos relacionados