1200 lâmpadas LED iluminam CCB

A praça principal do CCB, em Lisboa, vai ter patente até ao próximo dia 18 a LEDscape. Trata-se de uma instalação artística com 100 m2, formada por 1200 lâmpadas LED, promovida pela Ikea em parceria com os LIKEarchitects, projecto criado por um grupo de jovens arquitectos do Porto.

A LEDscape faz parte do projecto LED’s go, que pretende inspirar os portugueses a viver uma vida mais sustentável em casa através das lâmpadas LED, reduzindo o consumo de energia e poupando dinheiro.

De facto, e como informa a Ikea em comunicado, “uma lâmpada LED pode ter um grande impacto”, já que “consome menos 85% de energia que uma lâmpada incandescente e dura 20 anos, 20 vezes mais que a lâmpada tradicional”.

De acordo com os LIKEarchitects, a instalação LEDscape “trabalha a luz como elemento construtivo do espaço e da paisagem. Procura aproximar o utilizador comum da lâmpada Ledare, desmistificando ideias pré-concebidas sobre a tecnologia LED e ressaltando a importância deste produto para a construção de um futuro mais sustentável. ‘LEDscape’ desafia o transeunte a uma experiência interactiva – um percurso que se vai iluminando através de 1200 pontos de luz e que convida à reflexão e à apropriação individual da instalação.”

Já Ana Teresa Fernandes, directora de Comunicação e Sustentabilidade da Ikea Portugal, considera que a instalação é “um importante passo para que as pessoas percebam que está acontecer uma revolução nas nossas casas e no planeta”.

A aposta da Ikea na sustentabilidade está patente nas lojas da marca em todo o mundo, onde estão a ser alteradas mais de um milhão de fontes de iluminação técnica para LED e para outros tipos de luminárias eficientes. Até 2016, a marca sueca quer converter toda a gama de iluminação, lâmpadas e candeeiros em 100% LED.

“Se um milhão de pessoas trocasse uma lâmpada normal por uma LED, correspondia a retirar quase 6700 carros da estrada ou a plantar 17 milhões de árvores por ano”, remata a Ikea, salientando as potencialidades deste tipo de iluminação.

Artigos relacionados