100% nacional e fiel aos portugueses

A Alves Bandeira foi constituída em 1974, em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra. Hoje, a empresa possui uma rede de cerca de 160 postos de abastecimento por todo o país e afirma ser um dos principais players do mercado. A expansão desta rede é um dos objectivos da empresa que pretende, no próximo triénio, chegar às 200 posições.

O crescimento da rede, tal como em outros negócios de distribuição, é um factor determinante para abrir novos mercados e chegar a novos clientes. «Para os clientes frota, que são um segmento muito importante no nosso negócio, o crescimento da nossa rede também tem sido determinante para fidelizar e captar novos clientes empresariais. Realçam-se ainda três factores diferenciadores que alavancam esta escolha: a proximidade, o atendimento personalizado e a nossa linha de apoio dedicada sete dias por semana», explica Pedro Mascarenhas, director de Marketing da Alves Bandeira.

O responsável destaca ainda a conveniência dos postos da empresa, que funcionam como um serviço à população local que vive em seu redor, que passa diariamente pelo posto ou aqueles que estão simplesmente de passagem. «Isto porque, além de combustível, os nossos postos, através das nossas lojas Bluemarket, oferecem diversos produtos e serviços non-fuel: cafetaria, pastelaria, alimentação, bebidas, bazar (oportunidades), lubrificantes, imprensa, acessórios auto, entre outros», explica o responsável.

A Alves Bandeira assume-se como uma marca orgulhosamente nacional. Qual o seu posicionamento num mercado com cada vez mais pressão sob o factor preço?

A Alves Bandeira é uma marca 100% nacional, pertencente a um dos 50 maiores grupos económicos portugueses: o Grupo Alves Bandeira. Nesse sentido, e enquadrado nos valores do grupo – foco no cliente, trabalho, proximidade, flexibilidade e dinamismo, a Alves Bandeira posiciona-se como uma empresa de proximidade ao cliente, atendimento de excelência e relações de longa duração.

Nos últimos tempos, muito se tem falado da humanização das marcas e dos seus propósitos. No caso da Alves Bandeira podemos orgulhar-nos dessa humanização estar no nosso ADN e de há muito sermos uma marca “humana”, uma vez que somos transparentes, honestos e verdadeiros.

Estes factores foram e serão críticos para, não só ultrapassar períodos de crise, mas para também dar continuidade ao crescimento dos últimos anos.

Passando rapidamente pelo Grupo Alves Bandeira, como é a sua constituição? 

O Grupo Alves Bandeira é composto por 16 empresas, tendo como negócio core os combustíveis, e posiciona-se no mercado como um dos únicos grupos que garante uma oferta 360° ao cliente auto. No que diz respeito ao negócio fuel, a Alves Bandeira é a empresa responsável pela gestão e operação da rede de postos de abastecimento, lojas Bluemarket e também pelo negócio de cartões de fidelização para empresas (frota) e cliente final (Pontos AB).

No caso da Petroibérica, é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de combustíveis e betumes asfálticos a granel. A AB Tyres é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de pneus a nível nacional e internacional, tendo a exclusividade de algumas marcas, de onde se destaca a japonesa Falken.

A AB Lubs tem como proposta de valor a comercialização e distribuição de lubrificantes de marca própria no mercado nacional e, mais recentemente, em mercados asiáticos e africanos. Para além destas quatro empresas, o Grupo Alves Bandeira tem ainda mais 12 empresas, sendo a sua grande maioria negócios instrumentais dos negócios core.

Em Fevereiro, a Alves Bandeira lançou o seu programa de fidelização Pontos AB. Em que consiste?

O programa de fidelização Pontos AB tem como objectivo premiar os clientes fidelizados. Como acreditamos no sucesso deste novo programa, estamos certos de que também conseguiremos captar novos clientes que se tornarão fiéis à nossa marca. O facto de ser um cliente fidelizado garante-lhe o acesso, desde logo, a descontos e campanhas especiais em combustível. Em termos de mecânica de premiação, por cada abastecimento nos postos Alves Bandeira aderentes ou em compras nas lojas de conveniência Bluemarket, acumulam-se pontos.

Quais os resultados alcançados com este programa?

Em seis meses conseguimos mais de 80 mil clientes fidelizados, mas sabemos que ainda existe um grande potencial de crescimento dentro da nossa base de clientes já instalada. O nosso objectivo passa por conseguirmos 100 mil clientes fidelizados até ao final do ano.

Quais as mais-valias deste programa? 

O nosso principal diferencial assenta no facto de os nossos clientes estarem sempre a poupar e terem acesso a produtos com preços realmente fantásticos. Os pontos que angariam garantem descontos imediatos e exclusivos nos produtos disponíveis na loja Bluemarket e em pontosab.pt. Para encomendas iguais ou superiores a 20 euros na loja online, os portes de envio são gratuitos. Além disso, trabalhamos também a vertente aspiracional, com a oferta mensal de mil euros em combustível e um automóvel no fim do ano. Também aqui os clientes podem usar os seus pontos, trocar por vales-sorteio e aumentarem as suas hipóteses de ganhar.

No âmbito do programa Pontos AB, quais as principais acções para 2020?

Estamos a trabalhar na melhoria da experiência do cliente final, assente em desenvolvimentos na vertente tecnológica e no aumento da oferta de produtos e serviços para troca de pontos. Em termos concretos, estamos a desenvolver uma aplicação mobile, iremos apostar no automation marketing e na área de gamification como factor de interacção e diferenciação e na integração de novos produtos e experiências nas lojas Bluemarket e online.

No segmento empresarial também apresenta cartões para uma melhor gestão das frotas. Quais são e quais as suas vantagens?

A Alves Bandeira oferece aos seus clientes as seguintes soluções optimizadas para o mercado nacional: o cartão AB Frota combina uma componente de crédito e desconto a um conjunto alargado de serviços. O acesso à informação de gestão detalhada dos consumos de combustíveis é realizado através da área de cliente do nosso site, permitindo a gestão de informação e consumos.

Outra das opções disponível para o mercado nacional é o cartão AB Vantagem Empresas, dirigido a empresas que tenham preferência pelo pagamento a pronto, usufruindo de um desconto imediato e com o mesmo nível de serviço do cartão AB Frota. A Alves Bandeira apresenta ainda uma solução para clientes com necessidades de abastecimento fora de Portugal, através de parcerias com a Repsol para Espanha e também AS24, disponibilizando o acesso a uma rede de 12 mil postos de abastecimento por toda a Europa. A solução internacional comporta ainda um conjunto de serviços adicionais, como o pagamento de portagens, recuperação de IVA e do imposto do gasóleo profissional. Destaca-se o facto da Alves Bandeira hoje, através de uma parceria única em Portugal com a Repsol, conseguir oferecer aos seus clientes uma rede com mais de 600 postos só em território nacional.

Por fim, um factor completamente diferenciador e único é a nossa linha de apoio. Fiéis à nossa política de proximidade ao cliente e entrega de um serviço de excelência, possuímos uma linha de apoio interna, que funciona sete dias por semana, durante o ano inteiro. De segunda a sexta-feira funciona entre as 07h00 e as 23h00, sendo que, ao fim-de-semana e feriados, o horário é das 09h00 às 18h00.

Inserida na política de proximidade e responsabilidade social da empresa, está, entre muitas outras, a campanha nacional “Heróis sem Capa”. Neste sector, e tendo em conta o crescimento da marca, de que forma é criada e mantida esta relação? 

O nosso foco em termos de responsabilidade social tem-se pautado sempre por uma ajuda constante à população, através de centenas de patrocínios e apoios anuais. Dada a nossa proximidade, os gestores de postos são pessoas que procuramos sempre que sejam da região, com carisma e bom relacionamento com a população. Isto posiciona-nos como uma empresa que conhece a realidade local, possibilitando-nos ajudar as associações desportivas, culturais, ou recreativas, desde que se enquadrem nos valores Alves Bandeira.

Artigos relacionados