100 maiores empresas crescem nas redes sociais
As 100 maiores empresas do mundo, incluídas no ranking global da revista Fortune, são mencionadas na internet 10.400.132 vezes por mês. De acordo com o terceiro estudo Global Social Media Check-up, levado a cabo pela empresa de comunicação e relações públicas Burson-Marsteller, a maioria das referências tem lugar na rede de microblogging Twitter.
O Global Social Media Check-up 2012, que inclui novos dados avançados pela Visible Technologies, empresa de acompanhamento, análise e serviços de social media, examina a actividade das 100 empresas da Fortune Global nas redes sociais. Twitter, Facebook, YouTube, Pinterest e, pela primeira vez, Google+, foram as plataformas que mereceram atenção.
Este ano, 87% das empresas utiliza, pelo menos, uma das principais redes sociais para comunicar com os seus stakeholders.
A rede de partilha de vídeos YouTube foi a que, de longe, registou o maior crescimento de utilizadores corporativos. 79% das empresas contempladas no estudo têm, actualmente, um canal próprio no YouTube. Em 2011 a fatia situava-se nos 57%. Em média, estes canais têm mais de dois milhões de visitas e 1.669 subscritores. Ainda assim, o estudo avança que o Twitter é a plataforma mais popular entre as empresas, e também a que reúne mais debates sobre elas. De facto, como adianta o Marketing News, 82% das 100 companhias da Fortune tem, pelo menos, uma conta no Twitter. Nesta rede social, cada empresa foi mencionada, em média, 55.970 vezes.
«O estudo deste ano mostra uma tendência interessante no aumento da criação de conteúdos entre as 100 empresas da Fortune Global», referiu em comunicado o presidente da Burson-Marsteller, Mark Penn. «Foi muito interessante observar, desde 2010, a evolução que o uso das redes sociais tem tido nas grandes empresas, desde a difusão à captação e à criação de conteúdo. Agora as companhias estão a integrar mais conteúdos multimédia originais para partilhar com os seus seguidores no Twitter, Facebook e YouTube», reforçou.
Também os stakeholders estão a seguir de perto as empresas globais. Comparativamente a 2011, o número médio de seguidores de media por cada conta corporativa do Twitter quase triplicou, dos 5.076 para os 14.709. No Facebook, a média de “likes” por cada página corporativa aumentou 275% desde 2010, para os 152.646 “likes” em 2012.
«As pessoas querem interagir com estas grandes empresas, e estas plataformas são a ponte directa para o coração destas organizações», afirmou por seu lado o responsável pela Estratégia Digital da Burson-Marsteller, Dallas Lawrence. «O que é ainda mais impressionante é como as empresas estão a responder aos seus seguidores. 79% das contas corporativas tenta participar no Twitter com retweets e referências, e 70% das páginas corporativas do Facebook responde aos comentários nos seus murais e timelines», realça o responsável.