10 tendências de consumo para 2017

Agora que o novo ano está quase a chegar, a Ericsson apresenta quais as 10 tendências de consumo que vão marcar 2017. Na sexta edição do relatório anual do Ericsson ConsumerLab, a tecnológica destaca a inteligência artificial e a realidade virtual, mas as tendências não se ficam por aqui:

1 – IA em todo o lado. Ter um conselheiro no trabalho com Inteligência Artificial (IA) é a vontade de 35% dos utilizadores avançados de Internet. Mais: um em cada quatro gostaria de ter IA a exercer funções como seu chefe. Paradoxalmente, perto de metade dos inquiridos mostra-se preocupada com o facto de robôs inteligentes poderem fazer com que sejam eliminados postos de trabalho;

2 – Marcar o ritmo para a Internet das Coisas. Ainda não será no próximo ano que a Internet das Coisas se tornará comum para todos os consumidores mas registará um crescimento significativo: dois em cada cinco inquiridos acreditam que os smartphones conseguirão identificar aos hábitos de vida dos seus utilizadores e realizar automaticamente algumas tarefas em seu nome;

3 – Pedestres fomentam utilização de carros autónomos. Um em cada quatro pedestres admite que se sentiria mais seguro a atravessar a estrada se os automóveis fossem autónomos e 65% preferiria ter um veículo autónomo;

4 – Fusão de realidades. Perto de quatro em cada cinco utilizadores de realidade virtual (RV) acreditam que, dentro de três anos, deixaremos de conseguir distinguir a RV da realidade física. Adicionalmente, metade dos inquiridos mostra-se interessada em luvas ou sapatos que permitam interagir com objectos virtuais;

5 – Corpos dessincronizados. Os comprimidos para enjoo poderão registar um crescimento na procura dado que a chegada dos automóveis autónomos vem acompanhada de problemas de enjoo nas viagens. Três em cada 10 inquiridos prevêem que vão precisar de comprimidos deste género;

6 – O paradoxo da segurança dos dispositivos inteligentes. Dos utilizadores que afirmam sentir-se mais seguros com o seu smartphone ao instalar alarmes de rastreamento, por exemplo, três em cada cinco confirmam que arriscam mais exactamente por confiarem nos seus dispositivos;

7 – Silos sociais. As redes sociais foram transformadas em silos, de acordo com o relatório da Deloitte: um em cada três utilizadores diz que as redes sociais são as principais fontes de notícias e mais do que um em cada quatro valorizam mais a opinião dos seus contactos do que os pontos de vista partilhados pelos políticos;

8 – Realidade pessoal aumentada. Mais de metade dos inquiridos gostaria de usar óculos de realidade aumentada para iluminar ambientes escuros e identificar situações de perigo. Além disso, mais do que uma em cada três pessoas gostariam de eliminar elementos perturbadores à sua volta;

9 – Os limites da privacidade. Dois em cada cinco utilizadores avançados de Internet querem usar somente serviços encriptados. Porém, cerca de metade gostaria de ter níveis razoáveis de privacidade garantidos em todos os serviços e mais do que um em cada três acreditam que a privacidade já não existe;

10 – Tecnologia avançada para todos. Mais do que dois em cada cinco utilizadores gostariam de adquirir todos os seus produtos nas cinco maiores empresas de Tecnologias de Informação do mundo. Desses, três em cada quatro acreditam que tal apenas será possível no prazo de cinco anos.

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