10 Dicas infalíveis para poupar dados móveis

Verdade seja dita: hoje em dia já quase ninguém passa sem dados móveis. Seja para manter contacto, reservar um bilhete de avião, ver o tempo, saber como chegar a qualquer lugar ou até para pagar as contas da casa, os smartphones tornaram-se extensões de nós mesmos.

Mesmo que a oferta das operadoras se tenha adaptado e simultaneamente potenciado certos hábitos de utilização de internet no telemóvel, a verdade é que ainda há quem precise de racionar bem o plafond de dados móveis todos os meses, para não apanhar um susto com a conta do telemóvel ao fim do mês.

E se te dissermos que podes fazer muito mais com os dados móveis que tens sem grande esforço?

Basta seguir as dicas que te propomos e verás que poderás reduzir até metade a utilização dos dados móveis mensais.

1) Utilizar o Wi-Fi sempre que possível e preferir aos dados móveis

Esta é a regra de ouro, e talvez seja um pouco óbvia, mas é fácil esquecer-se deste detalhe se tens os dados móveis sempre ligados. Se não estiveres a fazer uso do telemóvel, a internet continua a funcionar.

Por isso, conecta-te ao Wi-Fi sempre que puderes. Este detalhe, embora pequeno, fará diferença no final do mês.

2) Informar-se sobre a localização de hotspots

Os hotspots são zonas definidas pelas operadoras, a partir das quais podes aceder a internet grátis. Neste caso, apenas a MEO e NOS é que fornecem pontos de hotspot, e a boa notícia é que não se limitam ao território português, estando presentes por todo o mundo.

Para beneficiar do hotspot, basta iniciar sessão com o teu registo de cliente. Depois, navega por quanto tempo quiseres e sem qualquer custo associado.

Sabe mais:

3) Apostar na utilização de uma aplicação de gestão de dados móveis

Através da tua aplicação oficial, a tua operadora disponibiliza-te informação relativa a faturas, plafond de dados, minutos e SMS grátis que ainda tens disponíveis, entre outros detalhes relativos a cada tarifário.

Aprende:

Existem outras aplicações com informações ainda mais discriminadas sobre os teus gastos de dados móveis, como é o caso da My Data Manager, por exemplo.

Este tipo de aplicações mostra-te quanto é que cada app está a gastar de internet através de uma demonstração de gráficos com a média de utilização. Para além disso, podes definir alarmes para saber quando estás a ultrapassar determinado limite de dados.

Podes ter direito a dados móveis extra

Sabias que existem tarifários que possuem dados móveis extra caso não mudes de número nos primeiros 24 meses? Se és dos que chega ao final do mês aflito com os dados móveis que já gastaste com inúmeras aplicações, aconselhamos-te a contratar este tipo de tarifário.

4) Google Maps: fazer o download prévio de mapas através do Wi-Fi

Os mapas podem gastar muita internet, principalmente se tiveres muitas pesquisas para fazer, como acontece quando estás numa zona que não conheces e precisas de direções.

Com o Google Maps não precisas de ter conexão à internet para usufruir das funcionalidades da aplicação. Basta que, enquanto tiveres ligação ao Wi-Fi, gravar um mapa.

O processo é simples. Uma vez aberta a aplicação, seleciona “Mapas Offline”. A partir daí, escolhe a área que queres gravar, seja um quarteirão, um bairro ou uma cidade. Depois poderás aceder-lhe tantas vezes quantas queiras, como se tivesses ligação à internet.

5) Desativar as notificações por push

De cada vez que o teu telemóvel dá notificações, significa que, basicamente, utilizaste dados móveis para atualizar cada aplicação à procura de nova informação: acontece sobretudo com notícias e emails.

No entanto, muitas das vezes em que o telemóvel faz essa “pesquisa” não há qualquer novidade a apresentar. Logo, gastaste dados móveis sem necessidade.

Ao desativar esta sincronização, terás apenas de ir consultar a aplicação de cada vez que quiseres saber se tens novas informações.

6) Saber gerir as atualizações do sistema

De vez em quando, o sistema operativo tem de ser atualizado. Este processo é automático e, para tal, a internet é necessária. Nas definições do sistema, podes selecionar a opção para que essas atualizações sejam feitas apenas quando há Wi-Fi.

7) Desativar o download automático de imagens

Por norma, em aplicações de mensagens instantâneas, tais como o WhatsApp ou o Facebook Messenger, o download das imagens e dos vídeos que receberes é automático e imediato – a não ser que alteres esta predefinição na própria aplicação.

Assim, podes escolher quais os ficheiros multimédia que pretendes descarregar no momento ou simplesmente descarregá-los apenas quando tiver Wi-Fi.

Esta funcionalidade pode também ser desativada no Gmail.

8) Reduzir a utilização de dados móveis no Chrome

Se costumas utilizar o browser Chrome, podes escolher reduzir o uso de dados nas definições da própria aplicação.

No fundo, o que acontecerá será uma condensação de imagens e outro tipo de ficheiros mais pesados dos quais não precisas e que te estejam a consumir dados móveis.

9) Cancelar a reprodução automática de vídeos no Facebook

Uma característica implementada pelo Facebook há alguns anos, a reprodução automática de vídeos, é uma funcionalidade imediata que pode acabar por ser desagradável, pois contribui para o desperdício de dados quando estás simplesmente a navegar pelo feed de notícias.

Ainda por cima, em breve a reprodução automática irá estender-se também ao áudio dos vídeos, o que fará gastar ainda mais dados móveis.

Por isso, o melhor é desativar esta funcionalidade e verás o teu plafond de dados móveis “esticar” consideravelmente.

10) Confirmar se poderia estar a pagar menos por mais dados móveis

Quando é que foi a última vez que fizeste uma pesquisa pelas ofertas de tarifários, tanto da tua operadora como de outras?

Já consideraste associar o teu número ao teu pacote de TV Net Voz e reduzir assim a tua mensalidade? Uma boa forma de explorar as tuas opções é comparar rapidamente todas as que existem e ver qual é que sai mais em conta de acordo com aquilo que procuras.

Artigos relacionados