1 em cada 4 portugueses subscreve serviços de streaming. Netflix, Disney+ e HBO lideram
O streaming de vídeo parece ter vindo para ficar. Os primeiros resultados do novo estudo da Marktest sobre notoriedade e consumo deste tipo de serviços em Portugal – o BStream – mostram que um em cada quatro cidadãos com mais de 15 anos, no Continente, já subscreve pelo menos uma plataforma SVoD.
Netflix, Disney+ e HBO são os serviços mais subscritos, sendo que também foi analisada a adesão aos serviços Apple TV, Meo Filmes e Series, Nos Play, Opto SIC e Prime Video. Foram ainda englobados os operadores de telecomunicações Meo, Nos, Nowo e Vodafone.
“Os dados desta primeira vaga do BStream revelam que a maior fatia de aderentes a serviços de streaming é das classes A/B (45%), diminuindo essa repartição da adesão por classes sociais até aos 6% de aderentes da classe D”, aponta a Marktest em comunicado. Apple TV apresenta a maior concentração de utilização na classe A/B (quase metade do seu universo de utilizadores).
Verifica-se ainda que o Prime Video, da Amazon, é mais procurado pelos cidadãos do sexo masculino, apresentando mesmo uma diferença significativa face à média: índice de 64% de homens para uma média de 50% de homens nas restantes plataformas.
Por faixas etárias, a Marktest dá conta de uma maior maturidade comparativa da Meo Filmes e Séries, com 24% dos seus utilizadores entre os 45 e os 54 anos. Estes números comparam com a média de 16% nas restantes plataformas.
Já entre os 55 e os 64 anos, a média é de 17% de utilizadores contra uma média de 7% nesse mesmo escalão nas restantes plataformas.
“No que se refere à análise à subscrição de serviços de streaming por operador de telecomunicações, constata-se que os lares subscritores de pacotes Nowo são os que menos aderem à subscrição de streaming (18%)”, de acordo com o mesmo estudo. Por outro lado, a Vodafone é a empresa com mais aderentes a plataformas de streaming (32%).