1 em cada 3 utilizadores de redes sociais já compra através destas plataformas
As redes sociais não são apenas para partilhar novidades ou conhecer novas marcas. Em Portugal, um terço dos utilizadores destas plataformas já faz compras através das mesmas, segundo revela um estudo elaborado pela Marktest.
A empresa de estudos de mercado sublinha que este valor confirma a tendência de crescimento relativamente aos comportamentos de compra online, representando ainda um salto de 3,3% face aos valores registados em 2019.
O Facebook é a rede social em destaque quando o assunto são compras. De acordo com “Os Portugueses e as Redes Sociais 2020” , 72,6% dos inquiridos que compra através deste canal escolhe o Facebook.
Quanto às categorias de produtos mais populares, roupa (34%), calçado (13,4%) e artigos para o lar (9,7%) surgem em destaque. Depois de receberem as encomendas em casa, os inquiridos pela Marktest mostram-se contentes com o resultado: 76,1% dos que já compraram em redes sociais mostram-se satisfeitos com a sua última experiência de compra. Este é o valor mais alto desde 2013.
Entre os inquiridos que ainda não realizaram compras nas redes sociais, a maior parte justifica essa opção com a preferência por compra em loja ou noutro tipo de sites (22,6%). Há também quem dê conta de desconfiança/falta de confiança (21,3%).
Publicidade nas redes sociais
O mesmo estudo indica que 70,4% dos utilizadores destas plataformas afirma ver anúncios publicitários nas redes sociais. Continente é a marca mais mencionada num exercício de recordação espontânea, seguindo-se Vodafone, Nike, Worten e Adidas.