0,82%: anúncios a bebidas alcoólicas representam uma pequena fracção da publicidade online
A publicidade e a comunicação relacionadas com o álcool são apenas uma pequena fracção do universo de anúncios que todos os dias chegam aos consumidores a nível mundial nos meios digitais, conclui um estudo da Federação Mundial de Anunciantes (FDA, na sigla original).
Ao longo da última década, muitas têm sido as entidades de áreas ligadas à Saúde a expressar as suas preocupações relativamente à exposição de crianças, em particular, e da sociedade, em geral, ao marketing de bebidas alcoólicas. A Organização Mundial de Saúde, inclusive, fez pressão para que passasse a haver uma maior regulamentação da indústria, argumentando que “a associação entre a exposição à publicidade de bebidas alcoólicas e os níveis de consumo de álcool e as suas consequências está bem definida”.
Contudo, o estudo desenvolvido pela Nielsen pode provar que a realidade não corresponde exactamente a esta premissa. A análise de 121.232 anúncios online demonstram que apenas 0,82% destes são relativos a álcool e que um menor só é exposto a um anúncio do género por cada 420 sites que visita, o que significa que um jovem com menos de 18 anos vê este tipo de publicidade a cada 18 horas e 41 minutos que passa online.
«Há uma narrativa que sugere que os menores estão a ser bombardeados com anúncios de bebidas alcoólicas. Este estudo demonstra que isto não é verdade e oferece uma perspectiva útil relativamente à dimensão do problema», comenta, citado pelo WARC, Stephan Loerke, CEO da FDA.