Zara de Santa Catarina é a terceira no Mundo com novo conceito da marca

É a terceira no Mundo com o novo conceito Zara. Depois de Madrid e do Qatar, aquela que foi a primeira loja da cadeia fora de Espanha – em 1988 –, na rua de Santa Catarina, no Porto, abre hoje as portas sob o conceito White Box. Em obras desde Março, o espaço não só multiplicou a área crescendo de 1000 m2 para 4000m2, como triplicou o número de colaboradores – que de 35 passaram agora para 103 –, investiu em tecnologia e na sustentabilidade.

Mais ainda, é a primeira (depois de Madrid e Qatar) a ter um corner de lingerie com atendimento personalizado e provador isolado, um outro de calçado também com atendimento próprio, mais um de roupa para desporto, o Athleticz. O que mostra, como sublinha fonte oficial do Grupo Inditex naquela que foi a primeira visita de imprensa, «o compromisso da marca para com o nosso País.»

Recorde-se que até 1988 a Zara mantinha-se como uma rede com alguns pontos de venda em Espanha, após a sua expansão a partir da Corunha. Nesse ano abriria então na Rua de Santa Catarina, no Porto, naquele que seria o seu primeiro movimento de internacionalização. Seguir-se-ia Nova Iorque, no ano seguinte, e Paris, até estar hoje em perto de 90 países com cerca de duas mil lojas.

Neste trabalho de adaptação a novas tendências – tecnológicas, de sustentabilidade e de consumo –, o que se destaca neste conceito White Box da Zara é, antes de tudo, uma maior atenção aos serviços: ponto de recolha de compras online com silo robotizado, caixas de auto-cobrança, mapa e directório QR Code com informação sobre os serviços disponíveis na loja, zona de reciclagem de cartão para clientes, contentor de recolha de roupa usada, ou possibilidade de atribuição automática de um provador após leitura da etiqueta de uma peça para experimentar/ou comprar.

«O que se pretende, ainda, é que a relação com o cliente seja mais fluida e simples», acrescenta a mesma fonte.

Destaque também para todo o investimento ao nível da sustentabilidade, visível, entre outros, no facto de esta loja consumir já menos 20% de energia e 40% de água. Além disso, manteve a fachada original – num trabalho directo com o pelouro de Urbanismo da Câmara do Porto – com todos os materiais do interior a serem pensados de forma a fazer sobressair ainda mais o espaço.

No piso de entrada, a oferta é para Mulher, entre roupa, calçado e lingerie; subindo ao primeiro, continua Mulher e acrescenta-se Kids; enquanto o segundo apresenta a colecção Homem e desporto.

O conceito White Box será para replicar e expandir à medida «das necessidades de intervenção» nas restantes lojas da cadeia, sem calendário definido para já. O que se sabe, contudo, é que a próximo será a do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, cujas obras estão já a decorrer.

Artigos relacionados