A WPP reviu em alta as suas previsões em termos de investimento publicitário, antecipando agora que 2025 termine com um total de 1,14 biliões de dólares investidos em publicidade, a nível global.
A mais recente edição do “This Year Next Year” da WPP Media mostra um mercado publicitário “resiliente” apesar das mudanças económicas e tecnológicas, projetando um crescimento robusto, na ordem dos 8,8%. Esta taxa denota assim um crescimento de 1,1 pontos percentuais face à previsão partilhada no final do ano passado (7,7%).
Espera-se ainda que o ritmo de crescimento continue no próximo ano, com a WPP a prever um crescimento de 7,1%. Já para um período de cinco anos, antecipa-se uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,3%.
Crescendo 12,5%, os Estados Unidos mantêm-se como o maior mercado publicitário, com um total de 431,2 mil milhões de dólares investidos em publicidade, seguido pela China (6,8% para 216 mil milhões) e Reino Unido (8% para 58,4 mil milhões). Japão (5,2% para 51,9 mil milhões) e Alemanha (4,5% para 40,8 mil milhões) fecham o top cinco.
No entanto, entre os 15 principais mercados publicitários, foi o do Brasil aquele que apresentou, de forma destacada, o maior crescimento, ao avançar 16,1% este ano, para 26,8 mil milhões de dólares.
Analisando por regiões, a América do Norte responde por 39,8% do total do investimento publicitário, enquanto a Ásia-Pacífico é responsável por 31,5%. No ranking de investimento segue-se a Europa (22,2%) e a América Latina (4,7%), enquanto África e Médio Oriente respondem por 1,9%.
A WPP sublinha ainda que o investimento publicitário em comércio eletrónico deve alcançar 178,2 mil milhões este ano, ultrapassando assim pela primeira vez o investimento feito em televisão. A publicidade content-driven continua a ser a categoria que mais investimento recolhe, respondendo por 58% do investimento total feito, o que totaliza 663,5 mil milhões de dólares.
Já a categoria gaming é a que mais cresce, com o investimento a subir 29,5% este ano para 8,5 mil milhões. Este montante de investimento, no entanto, representa apenas 0,7% do total do ano.
O investimento publicitário em imprensa apresentou este ano uma estabilização, recolhendo 31,4 mil milhões de investimento publicitário, mas a WPP antecipa uma queda num futuro próximo. Já o investimento feito em digital out-of-home (DOOH) vai crescer até representar 43,9% do total de OOH até 2030, alcançando 31,4 mil milhões.
O relatório destaca que o streaming continua a ganhar terreno em relação à televisão linear e que o retail media está a absorver algumas das verbas dos canais digitais tradicionais, numa altura em que os mecanismos de busca com inteligência artificial “começam a remodelar o comportamento de pesquisa”. Já os conteúdos de criadores têm vindo a substituir “de forma consistente” os conteúdos produzidos de forma profissional.
A IA destaca-se como um “catalisador fundamental para essa transformação, influenciando a criação de conteúdo, o planeamento dos meios, a medição e a interação com o consumidor”, acrescenta-se.














