Wine & Books Hotel Porto quer levar a Belle Époque e as tertúlias ao centro da Invicta
Chegou um novo hotel de cinco estrelas ao Porto que dá pelo nome de Wine & Books Hotel, do Grupo PBH. Situada na Rua José Falcão, a unidade funde elementos contemporâneos e a tradicional arte de bem receber, celebrando tradições locais, da música às artes, explorando a gastronomia e enologia portugueses.
O Wine & Books Hotel Porto possui 70 quartos em oito tipologias, divididos em três categorias (Superior, Deluxe e Master), com vistas panorâmicas sobre a cidade, incluindo para a Torre dos Clérigos.
O empreendimento resulta de um investimento de 28 milhões de euros pelo Grupo PBH e ocupa 5.600 metros quadrados. Com 70 profissionais dedicados, oferece um spa de luxo, piscina aquecida e ginásio.
«A marca Wine & Books Hotels foi criada para estabelecer um padrão de excelência na hotelaria nacional, baseado na fusão da cultura e gastronomia, combinando tradição e modernidade. O Porto, com o seu vasto património arquitectónico e riqueza cultural e gastronómica, é uma cidade de identidade singular, capaz de harmonizar com mestria o passado e o presente, e que tão bem se encaixa conceito dos Wine & Books Hotels», salienta, em comunicado, Joana Saraiva, administradora do Grupo PBH.
Arquitecta de formação, Joana Saraiva foi também a responsável pela decoração do hotel, cruzando o design contemporâneo com elementos tradicionais. O projecto foi fortemente inspirado pela cidade do Porto, captando o estilo “Belle Époque”, quando os cafés eram palcos para tertúlias de personalidades culturais ilustres.
Este ambiente é particularmente visível no lobby, realçado por livros em prateleiras de madeira envernizada, estofos em cabedal e detalhes a dourado. Nos quartos, a paleta de cores neutras cria um ambiente voltado para o conforto e serenidade dos hóspedes.
Na parte gastronómica do hotel, o menu fica a cargo do chef italiano Vittorio Colleoni. Já o restraurante de fine dining possuio um rooftop com vista panorâmica, enquanto o Wine & Books Café pretende revitalizar a tradição de convívios e tertúlias, estabelecendo laços com a comunidade.
A sustentabilidade não ficou esquecida, sendo que o edifício foi projetado com eficiência energética, incorporando painéis solares e uma fachada ventilada para reduzir o consumo de energia, melhorando o conforto térmico e acústico.
Além disso, os amenities são ecologicamente conscientes, como champô e sabonetes sólidos sustentáveis, que têm uma pegada ambiental significativamente menor do que as fórmulas líquidas, economizando até nove vezes mais água durante a produção.
O hotel é também pet friendly, permitindo aos hóspedes fazerem-se acompanhar dos seus animais de estimação.