A popular plataforma online de transferência de ficheiros de grande dimensão altera radicalmente os seus termos de serviço a partir de 8 de agosto.
A WeTransfer introduziu uma grande alteração nos seus termos e condições. A popular plataforma de transferência de ficheiros de grande dimensão baseada na nuvem manterá os direitos sobre todos os documentos que gere. O seu objetivo, conforme indicado no site, é “operar, desenvolver, comercializar e melhorar o serviço ou novas tecnologias ou serviços, incluindo a melhoria do desempenho dos modelos de aprendizagem automática”.
Estes modelos de aprendizagem automática referem-se a sistemas avançados de inteligência artificial (IA). A empresa deseja treinar a sua IA com todos os vídeos, fotos e textos geridos pela plataforma. A alteração foi introduzida no final de junho, mas só entrará em vigor a 8 de agosto.
“Para que possamos operar, fornecer e melhorar o Serviço e as nossas tecnologias (e desenvolver novas), precisamos de obter de si determinados direitos relacionados com o Conteúdo protegido por direitos de propriedade intelectual”, refere a Secção 6.3 dos Termos e Condições de Utilização. “Concede-nos uma licença perpétua, mundial, não exclusiva, isenta de royalties, transferível e sublicenciável para utilizar o seu Conteúdo para fins de operação, desenvolvimento, marketing e melhoria do Serviço ou de novas tecnologias ou serviços, incluindo a melhoria do desempenho dos modelos de aprendizagem automática que impulsionam o nosso processo de moderação conteúdo.”
A licença concedida à WeTransfer, prossegue o documento legal, “inclui o direito de reproduzir, distribuir, modificar, preparar trabalhos derivados, transmitir, comunicar ao público, exibir publicamente e executar o Conteúdo. Não terá direito a compensação por qualquer utilização do Conteúdo por nós.”
Os utilizadores das redes sociais alertaram-nos para esta mudança na política da plataforma. Muitos utilizadores regulares deste site expressaram a sua deceção com a empresa e a sua intenção de não voltar a utilizar o serviço.
De origem holandesa, a WeTransfer foi fundada em 2009 e rapidamente se tornou um dos principais serviços de partilha de ficheiros de grande dimensão online. Tem uma versão gratuita e uma versão paga para envio de ficheiros ainda maiores ou para uso frequente.














