Se está a planear a próxima viagem, já não precisa de mapas em papel ou guias volumosos. Com o telemóvel e a app Google Maps, pode planear todo o percurso. Veja como:
Crie Mapas Personalizados
Muitos sites de viagens incluem mapas personalizados com sugestões de pontos de interesse imperdíveis nas suas férias. Pode criar os seus próprios com o Google Maps para planear qualquer viagem em detalhe, adicionando marcadores ou instruções de condução que pode consultar a qualquer momento no seu telemóvel. Isto é feito na secção Os Meus Mapas, onde cria um novo mapa da área pretendida, adicionando monumentos, lojas, restaurantes, pontos de interesse e muito mais. Os mapas que cria estão sempre disponíveis nos Meus Mapas do seu browser, mas também pode visualizá-los no seu telemóvel diretamente a partir da aplicação Google Maps utilizando o ícone “Salvos” que aparece na barra na parte inferior da aplicação.
Descarregar mapas offline
Embora possa parecer muito básico, a possibilidade de descarregar mapas para visualização offline é muito útil para poupar dados, garantir o acesso mesmo em locais com fraca cobertura ou evitar tarifas de roaming em viagens internacionais. Para tal, abra a aplicação Google Maps, pesquise a área do seu interesse (pode ser uma cidade, uma região, etc.), toque na barra de pesquisa e selecione “Mapas offline”.
Explorar e Perto de Mim
Se quiser descobrir restaurantes, cafés ou atrações de que os habitantes locais gostam (e que não estão listados nos guias), pode utilizar a opção Explorar ou o filtro de pesquisa Perto de Mim: o primeiro sugere todo o tipo de locais numa área específica, enquanto o segundo é ideal se souber exatamente o que procura (uma bomba de gasolina, um hospital, um café). Antes de escolher uma das opções, é uma boa ideia ler as avaliações e as fotografias partilhadas pela comunidade.
Visita Virtual e Realidade Aumentada
Antes de visitar um local, pode explorá-lo virtualmente como se estivesse lá. Isto irá ajudá-lo a reconhecer pontos de referência próximos e até mesmo a verificar se há estacionamento nas proximidades, se estiver a viajar de carro. Para ativar esta opção, selecione um local e abra a informação desse local, que aparece na parte inferior do ecrã. Aí, encontrará uma fotografia em miniatura com o ícone do Street View (uma pequena seta circular) ou uma fotografia panorâmica com a etiqueta “Street View”.
Se já estiver no seu destino e tiver dificuldade em orientar-se ou em reconhecer onde está, o Live View utiliza a realidade aumentada para sobrepor as direções de navegação diretamente na visualização em direto da sua câmara. Depois de selecionar o seu destino no ecrã, toque em “Obter direções” e selecione o ícone de percurso a pé (esta funcionalidade só está disponível para percursos a pé). Um botão para este recurso será apresentado.
Como se deslocar de transporte público
A funcionalidade de transporte público do Google Maps inclui autocarros, metro, comboios, elétricos e ferries. Ao escolher um percurso, a aplicação mostrará várias opções de percurso, indicando o tempo total de viagem, o número de transbordos, os meios de transporte específicos (por exemplo, “Metro + Autocarro”) e o custo estimado, se houver informação disponível. A aplicação inclui ainda horários em tempo real e opções para filtrar os percursos por “menor número de transbordos”, “menor distância a pé” ou “melhor opção”, além de ajustar tudo com base no seu horário de partida ou de chegada.














