Vendas de produtos controlados por voz crescem quase 61%

As circunstâncias do último ano impulsionaram a procura por artigos electrónicos inteligentes. Ao passarem mais tempo em casa, os consumidores europeus sentiram necessidade (ou curiosidade) de pôr à prova detectores de alerta e aspiradores robô, por exemplo, mas o grande destaque vai para os produtos controlados por voz.

De acordo com a GfK Portugal, trata-se da grande tendência na Europa, tendo visto as vendas dispararem quase 61%, em 2020. Dados do Market Intelligence Sales Tracking da GfK mostram que gigantes tecnológicas como Google, Apple e Amazon estão a aproveitar o interesse demonstrado e querem ser uma parte importante do ecossistema inteligente do lar.

“No entanto, ainda nenhum fabricante conseguiu apostar num produto vencedor. Os produtos de tecnologia inteligente que oferecem vários ecossistemas diferentes continuam a ser mais atraentes para os consumidores experientes em tecnologia”, aponta a GfK.

A análise tem por base sete países (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda e Bélgica) e mostra ainda que, no geral, o segmento de produtos inteligentes cresceu 24%. Trata-se de um valor significativamente acima dos 2% verificados no total dos Bens Tecnológicos de Consumo.

Os produtos da categoria Smart Entertainment & Office cresceram 19% nestes mercados, considerando a tendência de teletrabalho e aulas à distância, que levou os consumidores a procurar soluções de escritório para o lar. No mesmo sentido, destaque ainda para os headsets inteligentes, cujas vendas aumentaram mais de 100% em 2020 – “No início de 2021, a GfK concluiu que esta categoria continua com uma elevada procura, impulsionada pelo contínuo confinamento na maioria dos países em estudo”, aponta a empresa de estudos mercado.

Ainda no campo dos produtos inteligentes, verificam-se subidas de 41% nas categorias de limpeza e saúde (aparelhos de diagnóstico pessoal, por exemplo) e de 71,5% na de culinária inteligente.

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