Utopian Hotel, um local onde a criatividade e a tradição colidem entre o luxo e a funcionalidade
Na rua D. Manuel II, no centro da cidade do Porto, o número 146 acolhe o Utopian Hotel, uma unidade que promete oferecer mais do que sete suítes contemporâneas com todas as comodidades. Desenhado e conceptualizado por Grisha Davidoff, o projecto apresenta-se como um híbrido entre luxo, design e funcionalidade, “contando com todos os ingredientes para uma experiência de alto nível, prática e acessível”.
Quer seja em viagem de trabalho ou de lazer, os hóspedes poderão experimentar nas suítes desta guesthouse a sensação de regresso a casa. Criativos, nómadas digitais, casais ou turistas encontram um espaço de trabalho funcional na maioria dos quartos, internet de alta velocidade e ainda um concierge virtual, que se pode contactar através do WhatsApp para gerir reservas, por exemplo, ou até pedir sugestões.
O local faz-se ainda de vários géneros: o literário, com mais de 100 livros disponíveis para hóspedes; a pintura e a fotografia, com quadros de artistas de todo o mundo espalhados pelas instalações; e a arte de rua, com um pátio interior decorado com um mural da autoria do projecto português Ruído. A criatividade moderna e a tradição encontram-se ainda na zona da escadaria, com um mural inspirado na cidade – um mapa de arte de rua, feito no método tradicional de azulejos – do venezuelano Andy Calabozo.