Três promissores estudantes de culinária de Espanha, Portugal e Itália visitaram recentemente a Islândia a convite do projeto Bacalhau da Islândia. Esta viagem foi o prémio oferecido aos vencedores dos concursos dedicados ao Bacalhau da Islândia, realizados nestes três países no passado mês de março com escolas de cozinha no sul da Europa, sendo a competição portuguesa realizada com as escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal.
Os vencedores deste ano foram Bryan Quintero, de Espanha, Tiago Papafina, de Portugal e Emanuele Scattarella, de Itália. Estes vencedores e respetivos professores usufruíram de uma aventura de cinco dias na Islândia, onde o bacalhau esteve em primeiro plano, sendo também a oportunidade de conhecerem a natureza e a cultura islandesas.
Nesta viagem tiveram oportunidade de pescar em alto mar em Breiðafjörður, e de observar o processamento de bacalhau, não tendo faltado como extra um passeio a cavalo em Borgarfjörður. A viagem culminou com um magnífico banquete, onde os profissionais islandeses ligados à pesca do bacalhau puderam desfrutar da culinária desses jovens e talentosos futuros chefs que cozinharam em
conjunto.
A viagem não foi apenas informativa e divertida para os alunos, mas também uma importante introdução ao peixe salgado islandês. A acompanhá-los estiveram um jornalista da Elle Gourmet em Espanha, o popular criador de conteúdos português Miguel Telles, o representante do Turismo de Portugal, Paulo Revés, parceiro da Promote Iceland na implementação do concurso em Portugal.
Este grupo provavelmente contribuirá para uma cobertura diversificada da viagem e fortalecerá a imagem do bacalhau islandês nos principais mercados do sul da Europa no futuro.
O bacalhau é parte integrante da cultura alimentar do sul da Europa. Esses jovens chefs tornaram-se verdadeiros embaixadores do bacalhau islandês, regressando aos seus países com novas ideias, memórias e a inspiração da Islândia.













