Um mês de bicicletas Gira em números
Volvido um mês desde que as bicicletas Gira foram colocadas à disposição dos lisboetas, a EMEL (entidade que gere o projecto) registou mais de seis mil viagens. Recorde-se que Gira é uma rede pública de bicicletas partilhadas, que conta actualmente com 100 veículos.
Ao todo, já foram percorridos mais de cinco mil quilómetros, de acordo com EMEL, que indica ainda o número de subscrições recebidas: entre 19 de Setembro e 18 de Outubro, foram subscritos 850 passes, dos quais 90% são anuais. Os utilizadores optaram, sobretudo, por bicicletas electricamente assistidas (91%).
Para já, o projecto Gira está apenas disponível no Parque das Nações mas chegará às zonas de Alvalade e Avenidas Novas ao longo das próximas semanas. Existem três modalidades de adesão: passe anual, mensal e diário (este último pensado para turistas).
«Acreditamos que este projecto é um importante contributo para transformar Lisboa numa cidade mais acessível. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas estão a ser dados vários passos nesse sentido», afirma Luís Natal Marques, presidente do Conselho de Administração da EMEL.