Turismo de Portugal: livre-trânsito digital é «medida importante para a recuperação»
A Comissão Europeia apresentou uma proposta para a criação de um livre-trânsito digital que comprove a vacinação ou recuperação da COVID-19, facilitando assim a circulação de passageiros na União Europeia (UE).
A medida visa assim a criação de um certificado digital que comprove que os cidadãos foram vacinados, testaram negativo ou recuperaram da doença, facilitando assim as viagens no espaço comunitário, numa altura em que muitos países ainda impõem restrições às viagens, tais como a obrigação de testagem ou de quarentena para conter a nova vaga da pandemia de COVID-19.
Caso tenha “luz verde” dos membros-estado, este livre-trânsito digital deverá entrar em vigor em Junho, para permitir a retoma do sector do Turismo a tempo do Verão. Para já, países como Grécia, Malta, Itália ou Espanha já se mostraram a favor da criação deste documento digital, enquanto outros, como França, Alemanha e Holanda, disseram preferir outras alternativas.
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, não tem dúvidas e acredita que esta medida poderá beneficiar o sector. «Esta é uma medida importante para a recuperação de uma das indústrias mais afectadas pela pandemia global. O Turismo de Portugal e os seus congéneres europeus manifestaram recentemente em Lisboa estar preparados e disponíveis para colaborar com a Comissão Europeia para que esta solução venha a ser implementada em tempo recorde no espaço europeu e possa, em breve, ser extensível a mercados não-Schengen», reagiu o responsável.
O tema da criação de um livre-trânsito digital no espaço comunitário foi suscitado inicialmente na reunião extraordinária de Ministros do Turismo da UE, realizada em Lisboa no passado dia 1 de Março.