Tradições de Aveiro reinterpretadas pela arte urbana. Exposição pode ser vista no Forum

Até 31 de Julho o Forum Aveiro vai ser palco da exposição de arte urbana “GaleRia”, com o objectivo de unir a tradição de Aveiro e a modernidade da arte urbana. André da Loba, Catarina Glam, Francisco Fonseca, Kruella d’Enfer e Los Pepes Studio são os artistas que convidam os visitantes do shopping para uma viagem pela sua interpretação artística dos pontos históricos, turísticos e mais característicos da região de Aveiro: a ria, as salinas, os moliceiros, os palheiros da Costa Nova e as bicicletas.

Os artistas criaram peças simbólicas do local, como por exemplo uma casa de Ílhavo invertida, um “homem moliceiro” tridimensional ou até mesmo uma colorida instalação com bicicletas.

Francisco Fonseca, recorrendo às suas memórias de infância, escolheu representar os Palheiros da Costa Nova. Já Catarina Glam decidiu homenagear o moliceiro, uma profissão típica de Aveiro, através da obra de arte “Marés de Tradição”, que celebra a história e o legado da região.

André da Loba, por sua vez, criou “De sal a sal” para representar o trabalho nas salinas, contrastando a vida dura, áspera e sem descanso, com o lado positivo da profissão. Kruella d’Enfer é a responsável pela escultura “Goethe’s Bikes”, para a qual recuperou bicicletas inutilizadas, com uma paleta de cores que se complementam. E Los Pepes Studio, através da instalação artística a “Ria de cores”, convidam os visitantes a conectarem-se com a natureza e com a arte.

Artigos relacionados