Tinto & Brasa é o novo argentino de Lisboa. Já provou diafragma?
«Queremos que a nossa casa seja o ponto de encontro, a referência do nosso país em Lisboa.» As palavras são de Emanuel Diaz, um dos responsáveis por detrás do Tinto & Brasa, o novo restaurante argentino da capital. Ali no Rato, com 200 metros quadrados, apresenta receitas para todos os gostos – das empanadas às carnes.
O objectivo é proporcionar uma autêntica e completa viagem à Argentina, tal como explica Noelia Fuda, também fundadora: «De Norte a Sul, de Jujuy à Tierra del Fuego, buscamos os sabores que tradicionalmente melhor representam as regiões, como as empanadas, os queijos fundidos, os chouriços, as morcelas e os cortes de carne de excelência.»
Ao leme da cozinha está o chef argentino Diego Giganti, que já passou por vários restaurantes estrelados em França e Espanha, tendo trabalhado com o premiado chef Joachim Koerper. No Tinto & Brasa propõe pratos tradicionais preparados a partir de ingredientes importados da Argentina, como as empanadas crioulas de carne (3,10 euros), a morcela argentina (3,50 euros), o chouriço argentino (4 euros), as molejas de vitela na brasa (11 euros), o queijo fundido servido com torradas, tomate confitado, bacon e ervas (10,50 euros) e o carpaccio de vitela com folhas verdes, queijo parmesão, milho frito, alcaparras fritas e azeite extra virgem (8,50€ euros).
Seguem-se outras especialidades como o escalope de vitela panado (13,50 euros), acompanhado de batata frita ou purê de batata; o empadão argentino (11,50 euros), feito de puré de batata, vitela, vegetais e ovo cobertos com parmesão gratinado; ou uma versão do bife de lombo com fiambre, queijo, alface, tomate, ovo frito e servida com batatas fritas (14,50 euros).
A ementa conta ainda com uma secção dedicada a carnes Black Angus: entranha fina/diafragma (250 gramas, 17 euros), que pode chegar à mesa com guarnições extras, como batata assada com manteiga de ervas (3 euros) ou fritas caseiras (3 euros), além de vegetais da época assados (3,50 euros), por exemplo; ojo de bife/entrecôte (250 gramas, 23 euros); ou bife de chorizo/vazia (250 gramas; 20 euros).
Quanto aos doces, o Tinto & Brasa propõe crepes com doce de leite (4 euros), pudim rústico de caramelo com doce de leite e nata (4 euros) e chocolate cremoso com praliné de amêndoas e nata (5,50 euros).
Tudo isto na companhia de uma carta de vinhos com mais de 60 referências, em ambiente argentino proporcionado pela decoração da arquitecta Ana Maria Lopez – que já desenhou restaurantes em Hong Kong e Sydney.
«Oferecemos uma experiência com atendimento cinco-estrelas para que o cliente se sinta na Argentina. É o sítio ideal para se reunir com amigos e família e celebrar a vida. Não é por acaso que temos recebido óptimos feedbacks de quem já passou por aqui, inclusive dos nossos conterrâneos», acrescenta Emanuel Diaz.
Fotos de Maria Mattos