Tiago Simões: «As pessoas consomem Continente. Consomem a marca»

O que mudou do primeiro para o segundo confinamento? No Continente, notou-se uma curva de aprendizagem por parte dos consumidores mas também da própria marca, pautada pela surpresa inicial provocada pela pandemia de Covid-19. Agora, volvido um ano desde o primeiro Estado de Emergência, «toda a componente mais operacional, de como é que as lojas se deveriam organizar para garantir um bom serviço, toda a segurança dos colaboradores e dos clientes, já foi mais tranquila», adianta Tiago Simões, director de Marketing da Sonae MC.

Protagonista da mais recente Marketeer Talks, o responsável conta que, nesta segunda vaga, já houve menos necessidade de implementar novas práticas e de comunicar os procedimentos a seguir – quer nas lojas físicas, quer na plataforma de comércio electrónico. Mesmo relativamente aos horários em constante mudança, Tiago Simões garante que as pessoas perceberam rapidamente que são necessárias adaptações consoante a evolução da pandemia.

Na vertente online, o facto de as pessoas passarem mais tempo em casa obrigou o Continente a reforçar a capacidade de resposta para encomendas feitas a partir do seu site. Este reforço aconteceu a nível técnico, mas também de equipa e de logística, incluindo motoristas para garantir a entrega dos pedidos.

Pelo meio, o Continente apostou também no lançamento de novos produtos e até de novas marcas próprias, tanto na área infantil como na da limpeza do lar, por exemplo. Algo que poderia não ser expectável em tempo de crise sanitária, mas «já estava em desenvolvimento», sublinha Tiago Simões, lembrando que estes lançamentos requerem um trabalho longo, planeado já antes do confinamento.

«A marca própria é também uma afirmação daquilo que é a filosofia da marca. É a materialização daquilo que é a nossa vocação e, portanto, as pessoas consomem Continente. Consomem a marca», sublinha o director de Marketing.

Acompanhe a conversa na íntegra no vídeo em baixo:

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