TheFork Awards homenageia talento gastronómico português em noite de gala

O Convento do Beato, em Lisboa, foi palco de uma noite inesquecível – 18 de novembro – dedicada à celebração do talento gastronómico português com a primeira edição dos TheFork Awards em Portugal.

Entre os 31 restaurantes nomeados que estiveram a votação durante um mês pelo público, foi atribuído o cobiçado People’s Choice Award ao restaurante ÀCOSTAby Olivier, que se consagra assim como o restaurante preferido dos utilizadores do TheFork e o tornou como um dos grandes destaques do evento.

Os restaurantes mais votados ao longo do mês foram o “Áurea”, “Canalha”, “Petiscaria da Esquina” e “Touta”, em Lisboa, o “Nem Carne Nem Peixe” e o “Pata Gorda”, no Porto, o “Oculto”, em Vila do Conde, o “Rural 150”, em Valada do Ribatejo, e a “Taberna Sal Grosso”, em Évora.

Os vencedores das quatro categorias especiais – Mundo Rural, Cozinha Sustentável, Cozinha Contemporânea e Media Choice – foram selecionados entre os nomeados por um comité de júri composto pelos Chefs Ana Moura, André Cruz, António Galapito, Filipe Carvalho, Gonçalo Costa, João Oliveira, João Rodrigues e Lucas Azevedo.

O restaurante “Lura”, em Baião, recebeu o prémio que distingue projetos localizados fora dos grandes centros urbanos, o “Ciclo”, em Lisboa, recebeu o prémio que enaltece as práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental, o restaurante “Ryoshi”, também em Lisboa, foi distinguido pela modernidade na cozinha, e, por fim, o restaurante “Bar Alimentar”, em Lisboa, foi escolhido pelos jornalistas Cláudia Lima Carvalho (Timeout), Edgardo Pacheco (Público) e Ricardo Dias Felner.

A gala contou com discursos de abertura de Almir Ambeskovic, CEO do TheFork, e Sérgio Sequeira, Country Manager Iberia, que enalteceram a excelência da gastronomia portuguesa e a sua crescente presença no cenário internacional.

Além do reconhecimento dos melhores novos restaurantes do país, a noite foi também uma celebração do empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.