Taboadella assume insígnia Relais & Châteaux com villa em Silvã de Cima
A Taboadella, marca da família Amorim, afirma ser a primeira quinta produtora de vinho no Dão a assumir a insígnia Relais & Châteaux com a Casa Villae 1255, juntando-se ao hotel da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro.
Situada em Silvã de Cima, perto de Viseu, a Casa Villae 1255, com 720m2, é uma casa de montanha de oito quartos com vista para o sopé da Serra da Estrela, originalmente construída na época medieval. Esta villa pode ser reservada em exclusivo para quem quer desfrutar em família e com amigos de momentos únicos num ambiente privado e de conforto.
Além do serviço de pequeno-almoço, incluído na estadia, há um cesto de boas-vindas com mercearia variada para que os hóspedes se sintam logo em casa, um convite a experimentar o self cooking numa cozinha com detalhes de luxo e um grande balcão que promove conversas e pratos à volta do vinho. Para quem gosta de ser surpreendido, também é possível contratar um serviço de refeições ou agendar um jantar com a presença de um chef.
Um dos espaços mais atractivos promete ser o terraço exterior, onde é possível relaxar e ficar a observar a paisagem enquanto se vê a adega de arquitectura contemporânea, projectada em madeira e cortiça pelo arquitecto Carlos Castanheira.
Os hóspedes da Casa Villae 1255 podem ainda usufruir de várias experiências como visitas à adega, provas e actividades à volta do vinho, workshops de cestaria e cerâmicas orientados por artesãos locais, aulas de yoga e pilates, entre outras. No jardim da Casa Villae 1255, encontra-se o lagar romano construído no penedo monolítico perto do antigo celeiro da propriedade que deu origem à loja de vinhos da Taboadella e espaços de prova, onde também se saboreiam queijos da Serra da Estrela e enchidos do Dão, servindo de montra ao artesanato local.
Incluem-se ainda nas actividades de lazer caminhadas e passeios de bicicleta pela floresta, stand-up paddle e mergulhos no Rio Côvo, roteiros pelos monumentos históricos em Viseu e arredores. Estas são actividades que “completam os programas de enoturismo da Taboadella e ajudam os visitantes a descobrir os diferentes terroirs no Dão”.
«O Dão é uma das regiões mais emblemáticas de Portugal com um enorme potencial para novos projectos de enoturismo. A Casa Villae 1255 foi convertida com o intuito de sentirmos o ambiente de uma quinta de vinho. Para a decoração de interiores, reunimos vários artistas e artesãos locais que criaram peças exclusivas com destaque para a lã natural e o cobertor de papa, criando um ambiente acolhedor e sofisticado», diz, em comunicado, Luísa Amorim, CEO da Taboadella.