Super Bock: Na espuma do tempo

A Super Bock nasceu em 1927 com a ambição de ser a melhor cerveja em Portugal e ser reconhecida por isso. Hoje, com um percurso pautado pela qualidade e pela procura constante de evolução, mantém-se como a principal marca de cervejas do mercado nacional e a cerveja portuguesa preferida no mundo, com presença em mais de 50 países na Europa, África e Ásia, bem como a mais premiada em concursos internacionais.

Ao longo destes 95 anos, a Super Bock foi construindo um legado único ancorado nas tradições cervejeiras, na capacidade de inovação – a marca foi, por exemplo, lançada com embalagens de múltipla utilização – e na preservação de um património de qualidade, que sempre foi trabalhado, de forma consistente e transversal, de modo a proporcionar a melhor experiência cervejeira.

Assente na assinatura “Sabor Autêntico”, a marca tem como prioridade acompanhar as tendências de consumo e os hábitos e estilos de vida dos consumidores, de forma a oferecer-lhes um portefólio de produtos adequado ao seu perfil e aos diferentes momentos de consumo dentro e fora de casa.

Esse ADN de inovação, que é indissociável da cultura do Super Bock Group, reflecte-se nos vários lançamentos da marca que, nos últimos anos, ajudaram redesenhar a categoria das cervejas em Portugal em diferentes segmentos, não apenas ao nível de produto, mas também de embalagem. São exemplos dessas inovações: a Super Bock Stout (2003), a Super Bock Green (2004), o sistema de abertura fácil (2010), a gama especial Super Bock Selecção 1927 (2013), a Super Bock Sem Glúten (2020) e o relançamento da gama Super Bock 0,0% (2022).

«O consumidor é experimentalista e procura também a inovação como factor no seu processo de decisão. Por isso, no Super Bock Group investimos continuamente para dinamizar e fazer crescer a categoria, o que apenas é possível devido à capacidade de investimento e da aposta em I&D», afirma Bruno Albuquerque, director de Cervejas Portugal e Patrocínios do Super Bock Group. «São estas as premissas que nos movem e asseguram que disponibilizamos propostas de valor diferenciadas, gerando identificação, preferência e fidelização às marcas, nomeadamente à Super Bock, que vive, desde sempre, em ambientes ligados à amizade e ao convívio», acrescenta.

LIDERANÇA NO SEGMENTO 0,0%

Este ano continua a ser marcado pela capacidade de inovação da Super Bock, trazendo mais dinâmica ao negócio e ao mercado. O grande destaque vai para o relançamento, em Março passado, da Super Bock 0,0%, agora com uma imagem mais moderna e com uma nova referência no portefólio, a lata de 33 cl, para maior comodidade e conveniência.

Com este relançamento, que foi activado através de uma campanha sob o conceito “O mesmo espírito, sem álcool”, o Super Bock Group reforça o seu papel na área do consumo responsável, ao incentivar os consumidores a aproveitarem a sua hora de almoço para conviver com os colegas, ou para estar com amigos, enquanto desfrutam de uma cerveja sem teor alcoólico.

«Além de ampliar o número de ocasiões de consumo de cerveja e de promover a amizade, este relançamento permite-nos garantir “o mesmo espírito, sem álcool”, acompanhando os hábitos dos consumidores que, preocupados com a saúde e bem-estar, estão a adoptar estilos de vida cada vez mais activos e procuram outras opções às cervejas existentes no mercado », frisa Bruno Albuquerque. Desde o seu relançamento, Super Bock 0,0% permitiu à marca de Leça do Balio «consolidar a liderança da marca no segmento das cervejas sem álcool em Portugal, onde já detemos uma quota acima dos 50%», revela.

Super Bock 0,0% passa assim a fazer parte do portefólio permanente da marca cervejeira, onde se encontram referências de diferentes perfis, estilos, aromas e sabores, tais como Super Bock Original, Super Bock Stout, Super Bock Abadia, Super Bock Sem Glúten e as gamas de cervejas especiais e artesanais Super Bock Coruja e Super Bock Selecção 1927, estas duas últimas mais direccionadas para o segmento gastronómico. São variedades que se encontram disponíveis em diferentes formatos, desde garrafas de vidro ou lata, mediante o canal de comercialização (Horeca, alimentar ou e-Commerce). Os formatos de barril e garrafa de vidro em tara retornável são os mais fortes no canal Horeca e, por serem de múltipla utilização, têm várias vidas, o que faz com que gerem menos resíduos e, consequentemente, sejam mais sustentáveis.

Além disso, e em jeito de comemoração do seu 95.º aniversário, a Super Bock lançou em Março passado um pack especial composto por 95 cervejas, para serem partilhadas com amigos, que incluiu um passe duplo para a 26.ª edição do festival Super Bock Super Rock, para «celebrar o melhor da herança cervejeira da marca, juntando a amizade, o sabor autêntico das suas cervejas e a música autêntica». Numa edição limitada a 10 unidades, a caixa continha cervejas de 10 variedades, entre as quais Original, Stout, Abadia, Oktoberfest, Coruja (IPA e American Amber Lager) e Selecção 1927 (Munich Dunkel, Bavaria Weiss, Japanese Rice Lager e Bengal Amber IPA).

Também este ano, a Super Bock continuou a celebrar a amizade, com o lançamento da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja” e com os rótulos temporários nas garrafas da marca, o que declinou em experiências ao consumidor em vários pontos de contacto.

MARCA N.º 1 NA MÚSICA

A música está também no ADN da Super Bock e é um dos principais territórios de actuação da marca há mais de 25 anos, o que lhe tem permitido reforçar o seu posicionamento em torno da amizade. Trata-se de um território que move multidões, que junta amigos, gera emoções e permite estreitar relações de proximidade entre a marca e o público.

No âmbito desta estratégia, a marca está presente em diversos festivais de música de norte a sul do País, seja enquanto naming sponsor – de que são exemplo o Super Bock Super Rock e o Super Bock em Stock – ou como parceira oficial –, como é o caso do Rock in Rio, MEO Marés Vivas, MEO Sudoeste ou NOS Primavera Sound. Além disso, marca presença nas principais salas de espectáculos (como a Super Bock Arena) e em centenas de eventos e festividades, sempre com o intuito de proporcionar bons ambientes e momentos memoráveis entre amigos.

Em Julho passado, as altas temperaturas e o risco de incêndios obrigaram a uma mudança inesperada na organização do Super Bock Super Rock, a apenas três dias do evento, e a 26.ª edição do evento acabou por ser relocalizada para o Parque das Nações, em Lisboa.

«Ainda que não tenha sido possível voltar ao Meco, como todos ambicionavam, foi possível montar o festival em 48 horas, o que ficará, certamente, na memória de todos. Conseguimos fazê-lo graças à capacidade incansável da organização [Música no Coração] e em colaboração com todas as equipas envolvidas no projecto, que trabalharam 24 sobre 24 horas para assegurar o cartaz proposto, bem como todas as condições logísticas necessárias para que desfrutassem de uma experiência completa, incluindo até a opção de campismo», refere o director de Cervejas Portugal e Patrocínios. «Foi, sem dúvida, uma edição memorável para todos, que ficará seguramente marcada pelo espírito de superação e entreajuda», reitera.

A actuação da marca no mundo da música estende-se ainda à rádio com a SBSR.fm, um projecto que tem vindo a crescer, à imagem do festival Super Bock Super Rock. Mas a presença da Super Bock no território da música tem vindo a estender-se também além-fronteiras. Actualmente, a marca patrocina o Dot to Dot e o DIY Class, no Reino Unido; o Montreux Jazz, o Festival Antigel e o Fête de la Musique, na Suíça, onde é ainda responsável por organizar o Super Bock Unlock, concertos de música ao vivo de bandas emergentes em pontos de venda de música; já em Espanha, esteve presente nas edições de 2018 e 2019 do festival Super Bock Underfest e activa o Super Bock Unlock. Em paralelo, tem vindo a reforçar a sua actuação no mercado asiático, com destaque para a presença em festivais como o Montreux Jazz Festival China 2021 e o Super Bock Super Rock China, em 2019.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 315) da Marketeer.

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