A Super Bock Coruja lançou a iniciativa “Paga um Copo à Cultura”, uma open call que se materializa no apoio a três associações/coletivos culturais que “mantêm viva a diversidade artística em Portugal”. A iniciativa surge tendo em conta que a cultura urbana “vive dias desafiantes”, com “espaços criativos a fechar portas, coletivos afastados do centro das cidades e projetos a sobreviver sem apoios consistentes”.
“São os artistas que nos ensinam a ver o mundo de outro ângulo — tal como a Coruja gosta de o fazer. ‘Paga um copo à cultura’ é um gesto simbólico para quem cria, muitas vezes à margem dos holofotes, mas sempre no centro da transformação”, afirma em comunicado Bruno Albuquerque, diretor de marketing cervejas e patrocínios do Super Bock Group.
Após o processo de avaliação, realizado em parceria com os Maus Hábitos (espaço de intervenção cultural do Porto) e a Coffeepaste (plataforma que liga o talento artístico a oportunidades), a marca selecionou três projetos vencedores, que irão receber apoios que podem chegar aos três mil euros.
Para o apoio foram assim selecionadas a Nêga Filmes, que tem como missão “promover narrativas e práticas artísticas a partir de perspectivas negras e periféricas” e que funciona também como “espaço de empregabilidade e formação no setor audiovisual”, bem como a Penhasco Arte Cooperativa, uma cooperativa cultural que funciona como “um espaço multidisciplinar e comunitário, que promove eventos culturais diversos como concertos, performances, exposições, cinema, residências e ensaios, acolhendo artistas e coletivos para criação e experimentação e ações comunitárias e educativas com forte componente social e colaborativa”, descreve-se em nota de imprensa.
A estas junta-se ainda a XX Element Project, uma associação cultural “com foco cívico e social, dedicada à promoção da igualdade de género e ao fortalecimento da representatividade feminina nas artes e no audiovisual”.
Cada uma destas três associações recebe dois mil euros de apoio direto, mas a Maus Hábitos, em conjunto com os vencedores e a marca, vai também organizar festas especiais, onde por cada Super Bock Coruja vendida serão doados mais cinco euros ao projeto, até um máximo de mil euros adicionais.
Estas festas decorrem nas primeiras semanas de dezembro: 5 de dezembro na Bang Venue festa Nêga Filmes, 6 de dezembro na GrETUA festa XX Element e 12 de dezembro na Bang Venue festa Penhasco.
A Super Bock Coruja “volta, assim, a afirmar o seu papel enquanto marca que apoia a cultura urbana, levando o espírito livre da sua cerveja às causas que mantêm a arte viva – nas ruas, nos palcos e nas cidades”, lê-se ainda em nota de imprensa.














