Stories conquistam mais uma rede social: LinkedIn testa novo formato
O LinkedIn confirmou que está a testar um novo formato conversacional, já que os diálogos são um dos elementos essenciais da plataforma. Inspirado em redes sociais como Snapchat ou Instagram, o LinkedIn está interessado no potencial das Stories – pequenos conteúdos com prazo de validade reduzido.
Pete Davies, responsável pelo departamento de Consumer Product do LinkedIn, revela que a ideia começou a ser desenhada no ano passado. Como seriam as Stories aplicadas ao contexto empresarial? Segundo o mesmo responsável, as Stories começaram a espalhar-se por uma razão: oferecem uma forma divertida e leve de partilhar actualizações sem terem de ser perfeitas ou associadas ao perfil do utilizador para sempre.
«Às vezes, queremos apenas uma forma de criar uma ligação, rir um pouco com os nossos colegas e seguir em frente», sublinha Pete Davies. Para já, as LinkedinIn Stories estão a ser testadas internamente, mas deverão chegar aos restantes utilizadores ao longo dos próximos meses.
Pete Davies garante que este é um excelente formato para partilhar momentos-chave de eventos de trabalho, dicas ou truques. Também pode ajudar a criar pontes entre pessoas e chegar mais facilmente a um potencial contacto profissional.
«Também descobrirmos que existe uma geração inteira a crescer com as Stories enquanto forma de falar», acrescenta o responsável. «Estão mais confortáveis a iniciar conversas com um formato efémero e full-screen do que a publicar actualizações.»
Esta não é a primeira vez que o LinkedIn aposta no lado conversacional da plataforma. Recentemente, lançou, por exemplo, as Reacções, que oferecem aos utilizadores a possibilidade de ir além do tradicional “like” como resposta a uma publicação. Ferramentas como esta permitiram aumentar o engagement no LinkedIn em 25%.