Solverde: Uma relação de confiança com os consumidores
Em 1984 e 1989, a empresa expandiu as suas operações para o sector hoteleiro, revelando desde cedo uma visão abrangente e um compromisso com o desenvolvimento turístico. A abertura do primeiro hotel casino, em 1998, representou a consolidação de um projecto que sempre contemplou serviços de alojamento e entretenimento. Assim, a inclusão da actividade turística na designação da Solverde reflecte a essência do seu propósito: oferecer uma experiência diversificada aos seus clientes, combinando hospitalidade, lazer e entretenimento num único destino. Em entrevista à Marketeer, Manuel Alexandre Violas, administrador do Grupo Solverde, explica a estratégia desta empresa portuguesa.
A Solverde.pt tem sido considerada Marca Recomendada pela Consumers Trust! desde 2022. Como é que a marca conquista a confiança dos seus clientes?
A abordagem da Solverde.pt foi, desde o início, focada na experiência do cliente. Na unidade digital não recebemos os clientes à porta, mas tentamos que essa sensação de proximidade seja veiculada em todos os pontos de contacto e tomamos todas as decisões com esse valor em mente. Um dos pontos essenciais de contacto é o serviço de apoio ao cliente, que tem sido nos últimos anos uma referência na indústria. Um dos factores essenciais é que todas as métricas de sucesso da nossa equipa de atendimento estão associadas à satisfação do cliente e privilegiam o esclarecimento ou resolução total e nunca a rapidez de uma chamada, ou o número de chats respondidos numa hora. De acordo com estudos realizados pela Scopen em 2023, a confiança é o valor mais associado à Solverde.pt.
Como trabalham a comunicação do grupo?
Estamos a atravessar uma fase de transição digital, na qual procuramos cada vez mais utilizar os meios digitais para alcançar os diversos segmentos de mercado, tanto no sector do turismo como nos casinos. A nossa abordagem é multifacetada. Na área hoteleira, a nossa equipa comercial desenvolve pacotes e programas personalizados que respondem às necessidades de diferentes segmentos, desde o corporativo ao lazer. Trabalhamos activamente no terreno para estabelecer uma relação de proximidade com os diversos players, como agências de viagens, OTA (Online Travel Agencies) e empresas.
Que tipo de patrocínios têm escolhido para se manterem próximos dos vossos públicos e porquê essa aposta?
Os patrocínios seguem a mesma lógica de proximidade a que damos prioridade em todos os acordos. Temos alguns patrocínios históricos e que remontam à origem do Grupo Solverde, como o Sporting de Espinho, a Associação Académica de Espinho e a Running Espinho, uma das maiores comunidades amadoras de corrida em Portugal. A Solverde.pt patrocina também dez equipas de futebol da primeira e segunda liga, de norte a sul do País, sem esquecer as ilhas, e onde se inclui a equipa feminina do Valadares. Temos a LigaSolverde.pt, a liga de voleibol feminino, que é altamente competitiva e, recentemente, anunciámos o patrocínio à Selecção Nacional de voleibol feminino também. Gostamos de estar onde podemos fazer a diferença e onde podemos criar acções junto da comunidade, que levem o entretenimento associado ao desporto e ao jogo a novos patamares.
Desde 2022 patrocinamos também o NOS Alive. É o festival favorito dos portugueses e marcamos presença com experiências imersivas de entretenimento, que têm levado mais público a conhecer a nossa personalidade e missão.
Como pensam desenvolver o negócio das apostas desportivas nos próximos anos?
As apostas desportivas já são um vertical em pleno funcionamento e crescimento. Somos a escolha de muitos portugueses para as suas apostas e continuaremos a desenvolver esse produto e outros na área de jogo online, reafirmando a Solverde.pt como uma experiência completa e variada. No entanto, a nossa origem parte do casino e temos orgulho nessa herança e experiência. Somos a única empresa com cinco casinos territoriais de norte a sul do País, temos mais de 2500 jogos disponíveis online, com lançamentos semanais, e conhecemos essa área de entretenimento como nenhum outro grande operador em Portugal, o que se traduzirá sempre numa força desta marca.
Como esperam integrar a IA no negócio do jogo online?
A integração da IA já está a acontecer em várias frentes. Contaremos cada vez mais com essa integração em ferramentas de gestão de trabalho, como suporte operacional e, sobretudo, na vertente de análise de dados e personalização, para proporcionar a melhor experiência possível aos nossos clientes. A Solverde.pt já tem no seu portefólio jogos de estúdios, como a Endorphina, que desenvolvem slot machines com recurso à inteligência artificial.
Quais os pilares de actuação da empresa que vão querer desenvolver no futuro?
Os pilares incluem a modernização dos serviços e a diversificação da oferta para atrair diferentes segmentos de público.
Quais os principais objectivos de negócio do Grupo Solverde para este ano?
Os principais objectivos para este ano são aumentar o volume de negócios, fortalecer a nossa posição no mercado e garantir a satisfação do cliente, mantendo sempre o habitual serviço de qualidade.
Como olham para o futuro? Quais as grandes tendências do sector do turismo, do lazer e do jogo em Portugal onde pretendem estar e fazer a diferença?
Pretendemos estar na vanguarda dessas tendências, adaptando os nossos serviços e oferta, e inovando para oferecer experiências excepcionais aos nossos clientes, enquanto mantemos o compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 333) da Marketeer.