Sheraton põe à mesa desaventuras de chef com meio palmo
Um chef de meio palmo azarado e um hotel de cinco estrelas. Falamos da conjugação entre Le Petit Chef e o Sheraton Hotel & Spa, em Lisboa, que, de mãos dadas, apresentam uma forma diferente (e divertida) de desfrutar do jantar.
Trata-se de uma aposta da unidade hoteleira no projecto criado pelo colectivo de artistas belgas Skullmapping, que leva projecções aos pratos vazios entre momentos para despertar emoções e aguçar o apetite. Tudo começa assim que se entra numa sala afastada de olhares, com luzes baixas e projectores encaixados nos abajures que pairam sobre cada uma das mesas.
À primeira vista tudo parece normal e longe está a ideia da experiência que está prestes a começar. Sentados à mesa, a toalha branca ganha padrões e cores que se podem encontrar numa tradicional esplanada francesa. Afinal de contas, o pequeno chef tem raízes francas. Depois, surge o cozinheiro de seis centímetros, sempre perseguido por infortúnios, enquanto prepara o prato que vamos degustar de seguida.
«Chama-se uma fun dining experience», diz à Marketeer Thierry Henrot, general manager do Sheraton Lisboa. O objectivo, explica, é proporcionar um momento único aos locais que procurem algo diferente. Sim, porque o foco deste hotel de luxo passa pelos portugueses e lisboetas, convidando-os a acrescentarem o hotel ao seu leque de opções para celebrar ocasiões, assistir a espectáculos ou simplesmente «tomar um drink».
Os curiosos que queiram ver o Le Petit Chef ao vivo e a cores terão seis meses para o fazer. Os vídeos projectados prometem alternar, levando os convidados pelas desaventuras animadas enquanto aguardam o próximo prato de «gastronomia perfeita». É possível optar por uma de três variações da ementa – Le Petit Chef Classic, Le Grand Chef ou Le Petit Chef Vegetarian.
Para cada uma não só varia a oferta como o preço. Começamos com a primeira, com um valor de 99 euros por pessoa e que proporciona um menu clássico, como o nome deixa antever. A segunda sobe aos 129 euros, uma vez que é feita de ingredientes premium. Por fim, a terceira fica-se pelos 89 euros por pessoa e substitui todos os elementos de origem animal do menu clássico por ingredientes vegetarianos.
Mas os mais pequenos não são esquecidos no Sheraton, que criou o Junior Chef. Esta ementa é simplificada e pensada para crianças entre os três e os 12 anos, com um valor de 50 euros por pessoa.
As cortinas da sala privada do Sheraton Hotel & Spa abrem-se de terça a domingo, às 20h, no Lobby Bistro, para apresentar o pequeno chef aos convidados.
Texto de Beatriz Caetano