Shamir: Lentes com foco na inovação
Especialista mundial no desenvolvimento e produção de lentes progressivas, lentes desportivas e um dos maiores produtores globais de lentes oftálmicas, a Shamir foi fundada em Israel, considerado o país das startups e da inovação. Nestes mais de 50 anos de existência, a fabricante de lentes tem-se destacado pela sua ambição e procura constante pela inovação, acreditando sempre que a tecnologia é o segredo da qualidade e até da excelência.
Seja através da criação de novos designs ou de tecnologias realmente disruptivas, a Shamir delega no Departamento de Investigação & Desenvolvimento, localizado em Israel, o desenvolvimento das mais recentes e inovadoras tecnologias aplicadas em óptica, tendo já revolucionado o conceito de lentes progressivas personalizadas, ao mesmo tempo que tenta tornar todos os processos de produção mais céleres e mais “amigos do ambiente”.
A capacidade de inovação que a marca israelita tem imputado em todos os seus produtos valeu-lhe não só um lugar dianteiro na capacidade de inovação, criação e desenvolvimento de produtos e serviços verdadeiramente únicos na indústria óptica, mas também o reconhecimento do próprio mercado.
SHAMIR METAFORM
Foi precisamente isso que aconteceu com o reconhecimento da sua tecnologia Shamir Metaform, que acaba de ser eleita “Produto do Ano” de 2023, na categoria de “Lentes Oftálmicas”. Uma distinção que consta no relatório anual conduzido pela Netquest, CINT e pela Netsonda, a partir da avaliação de mais de cinco mil consumidores portugueses, com idades entre os 18 e os 64 anos, durante um inquérito realizado entre 14 de Novembro e 16 de Dezembro de 2022.
Introduzida no mercado em Abril de 2021, a tecnologia Metaform da Shamir visa a produção mais eficiente de lentes oftálmicas, de nanoestrutura, e consegue assegurar todas as características ópticas e físicas, bem como garantir a qualidade dos tratamentos anti-reflexo e endurecimento que devem ser incorporados na lente a produzir. Já com uma forte presença em Portugal, este foi, na verdade, o primeiro país no mundo a produzir lentes com base nesta tecnologia.
Sendo o resultado da busca por novas soluções tecnológicas que sejam uma mais-valia para o serviço que a Shamir presta, a tecnologia Shamir Metaform obteve uma nota máxima final de 7,59 pontos (em 10 possíveis). As inovadoras lentes oftálmicas da Shamir reuniram, ainda, uma avaliação de 7,5 pontos em “Atractividade”, 8,1 pontos em “Inovação” e 7 pontos no critério “Intenção de Compra”.
Registando um elevado índice de satisfação e expectativa em relação ao produto, um terço dos inquiridos (32%) referiram a inovação como um dos principais factores de diferenciação das lentes oftálmicas da Shamir, face à concorrência, sendo que 58% da amostra assinalou a imagem do produto como sendo também ela inovadora e apelativa.
Para Luís Feijó, CEO da Shamir Portugal, «a inovação e a sustentabilidade estão no centro da actividade da Shamir e esta eleição vem reforçar a aposta na qualidade das lentes oftálmicas que disponibilizamos aos nossos clientes enquanto empresa líder de mercado». O responsável acrescenta, ainda, que «as necessidades dos clientes são o principal foco, pelo que temos um Departamento de Investigação & Desenvolvimento altamente qualificado, que nos ajuda a desenvolver novos produtos e serviços de forma mais eficaz, recorrendo sempre a tecnologia de ponta e amiga do ambiente».
Esta eleição vem, também, reforçar a aposta na comunicação da marca para o cliente final, com o objectivo de aumentar a notoriedade da mesma, numa estratégia de comunicação que abrange os canais digitais e os meios físicos.
TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Sendo a sustentabilidade um dos pilares da estratégia e dos valores da Shamir, as lentes oftálmicas, eco-friendly e patenteadas pela Shamir, representam uma inovadora tecnologia de produção de lentes extremamente finas – até 40% mais finas em comparação com as lentes standard, tonando-se, assim, mais leves e mais atraentes do ponto de vista estético. Além disso, a tecnologia Shamir Metaform recorre a um filme óptico termomoldado – utilizado no desenvolvimento de tecnologia de ponta na indústria automóvel, na aviação e na área espacial, onde se incluem entidades como a NASA, por exemplo –, que confere às lentes uma resistência ao impacto até 18 vezes acima do requisito padrão da FDA.
Mas a política de eficiência ambiental não se esgota por aqui. A fabricante de lentes tem vindo a reforçar a sua aposta no aumento da eficácia de produção de lentes em 80%, sem substituir ou abdicar da qualidade em prol de um serviço mais rápido. Com a produção de lentes mais leves e finas, a Shamir consegue, ainda, diminuir o consumo de água durante o processo do seu desenvolvimento. Nesse sentido, a empresa foi recentemente reconhecida com a norma ISO 14001:2015, referência mundial para sistemas de gestão ambiental, atribuído pelas suas práticas sustentáveis.
Neste âmbito, refira-se, ainda, que a tecnologia Shamir Metaform já permitiu ao laboratório sede da empresa em Portugal, situado em Vila do Conde, reduzir o consumo de água em cerca de dois milhões de litros, graças a uma poupança de cerca de 95%, ou seja, em vez dos usuais 20 litros apenas utilizam um litro de água por cada lente.
O permanente investimento em soluções eco-friendly teve como resultado, ainda, a instalação de uma central fotovoltaica, que permite fornecer energia “verde” a toda a fábrica no período de exposição solar, e novos processos de fabrico que possibilitam diminuir a pegada de carbono da empresa. Por outro lado, a Shamir Portugal instalou, ainda, uma ETAR, para o tratamento e reaproveitamento das águas provenientes da produção de lentes.
APOSTA NA QUALIDADE
Em Portugal desde 2001, a Shamir chegou com uma missão bem definida: «Melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionando, com as nossas lentes oftálmicas, uma visão perfeita, sempre com um toque pessoal», assume Luís Feijó. Nesse sentido, e contando com mão-de-obra qualificada e com vontade de aprender e inovar através de novas metodologias de trabalho, a empresa abriu o seu primeiro laboratório, em Vila do Conde, que é responsável pela exportação de cerca 80% da produção da empresa para todo o mundo.
Alguns anos depois da inauguração, as instalações da sede da Shamir em Vila do Conde passaram a ocupar uma área de 9000 m2, transformando-o num dos cinco maiores laboratórios da Europa. Em Lisboa, a marca conta com o laboratório InoTime, o primeiro da Europa especializado em tecnologia de óptica acelerada, dispondo de um serviço inovador que permite produzir lentes personalizadas em apenas três horas.
Actualmente, a Shamir inclui três unidades de produção no nosso país, totalmente equipadas com a mais recente maquinaria e instrumentos utilizados na produção de lentes oftálmicas. Com cerca de 300 colaboradores, e a operar 24 horas por dia, sete dias por semana, a produção feita em Portugal tornou-se uma referência na indústria a nível mundial e é responsável por contribuir com cerca de três milhões de lentes oftálmicas para o mercado mundial.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing das Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.