Serralves vai abrir uma ala dedicada a Álvaro Siza. Amanhã a entrada é gratuita
No dia 24 de Fevereiro, Serralves abre ao público as exposições inaugurais da nova Ala Álvaro Siza, “Anagramas Improváveis. Obras da Coleção de Serralves” e “C.A.S.A: Coleção Álvaro Siza”, com entrada gratuita em toda a Fundação e programação especial ao longo do dia.
De acordo com a entidade cultural, a Ala Álvaro Siza é um edifício totalmente integrado na paisagem do Parque de Serralves, “que não se impõe, que não pretende ser um gesto arquitectónico imponente, mas sim uma expressão de crescimento natural, como um novo ramo que cresce a partir de uma árvore”.
A exposição C.A.S.A centra-se no Arquivo Álvaro Siza da Fundação de Serralves, particularmente nas experiências seminais das primeiras casas, bem como nos projectos de habitação social do pós-Revolução que arrebataram a Europa, e na criação de uma espécie de Casa para a Cidade.
Com um piso dedicado à arquitectura, a Ala Álvaro Siza foi construída para ser a Casa da Colecção. Daí que o primeiro e principal segmento da exposição tenha como título “Regressar a Casa”, revelando a maior concentração global de projetos sizianos.