SATA: Retemperar energias nos Açores

Cadernos
Marketeer
11/09/2025
14:07
Cadernos
Marketeer
11/09/2025
14:07


Partilhar

O que têm os Açores para oferecer no fim do Verão? A luz mais bonita do ano e uma temperatura amena. Para as famílias que querem desfrutar da região, a SATA tem condições especiais.

Já teve oportunidade de visitar os Açores no final do Verão ou no início do Outono? Esta é, sem dúvida, uma das melhores alturas do ano para viajar para o arquipélago e aproveitar os últimos dias de (merecido) descanso. Os meses de Setembro e Outubro são um período excepcional na região insular, onde o clima se mantém ameno, ideal para actividades ao ar livre, e a menor afluência turística permite desfrutar dos principais pontos turísticos com mais tranquilidade. A temperatura do mar é agradável e as praias e piscinas naturais convidam a banhos. Neste período, a diversidade natural e cultural das nove ilhas continua a surpreender e a acolher bem quem procura um destino seguro, sustentável e que proporciona estadias memoráveis a todos os que procuram uma pausa para recuperar energias antes do regresso às aulas ou ao trabalho.

Nesta altura do ano, não faltam experiências para vivenciar nos Açores, desde actividades marítimas (como a observação de cetáceos) a caminhadas em trilhos deslumbrantes, passando por actividades náuticas, visitas a lagoas, grutas e miradouros. Com efeito, são inúmeras e diversas as possibilidades que se apresentam em cada uma das nove ilhas do arquipélago (veja caixa). Além disso, esta é a altura ideal para quem pretende fazer um roteiro por mais do que uma ilha.

Por todas estas razões, as companhias aéreas do Grupo SATA (SATA Air Açores e Azores Airlines) continuam a promover e a reforçar a sua oferta nesta altura do ano para o arquipélago dos Açores. Neste mês de Agosto, as companhias aéreas lançam uma campanha especial com oferta da tarifa de criança nos voos entre Lisboa, Porto, Faro, Funchal e os Açores. A promoção é válida para viagens a realizar entre 16 de Setembro e 12 de Dezembro de 2025. «É a oportunidade perfeita para descobrir (ou redescobrir) o encanto das ilhas açorianas em família», convida fonte oficial do Grupo SATA.

A companhia prepara-se ainda para lançar uma campanha em conjunto com parceiros estratégicos, reforçando o compromisso de tornar as viagens ainda mais acessíveis.

Só no mês de Setembro, a Azores Airlines assegura ligações directas entre os Açores e várias cidades em Portugal continental, as cidades europeias de Paris, Barcelona, Bilbau, Frankfurt e Milão (até ao final do Verão IATA) e, na América do Norte, as cidades de Boston, Nova Iorque, Toronto e Montreal. Além destas, mantêm-se as ligações entre os Açores e a Madeira e entre os Açores e o arquipélago de Cabo Verde.

EXPERIÊNCIA AÇORIANA A BORDO

Com o objectivo de atender às necessidades dos diferentes públicos que visitam a região insular, as companhias aéreas do Grupo SATA estruturam a sua oferta para os Açores de diversas formas. Quem opta por viajar nestas transportadoras açorianas pode beneficiar de pacotes com estadia e actividades em que a viagem faz parte do pacote, com diversas combinações possíveis de percursos, que podem ou não incluir um stopover ou possibilitar a descoberta de mais do que uma ilha, num só plano de viagem. As parcerias com outros operadores turísticos na região permitem assim enriquecer a experiência de quem visita o arquipélago e são «fundamentais para promover uma oferta simples e diversificada», explana fonte oficial do Grupo SATA.

No entanto, a experiência insular começa ainda antes de aterrar na região: logo a partir do momento do embarque nas aeronaves da Azores Airlines, todos os detalhes hospitaleiros marcam a diferença e transportam-nos para o espírito e a cultura dos Açores. No interior dos aviões, os passageiros são envolvidos nos tons azuis da marca e são recebidos com sons da natureza, algo que é «invulgar no acolhimento a bordo, mas que assinala o início de uma viagem para um destino de natureza», frisa fonte da SATA.

Além do ambiente tranquilo que os tons da cabine pretendem reflectir, os passageiros têm acesso a conteúdos diversificados sobre os Açores, nomeadamente a algumas sugestões de experiências que podem incorporar durante a sua estadia na região. Por norma, estes conteúdos procuram tocar em todas as ilhas do arquipélago e trazer as últimas novidades.

Os passageiros têm ainda a possibilidade de desfrutar da nova modalidade de serviço de bordo, que apresenta produtos regionais, como queijos, vinhos e doces típicos que passaram a integrar o serviço de catering Buy on Board, disponibilizado na Azores Airlines.

UM DESTINO (MAIS) SUSTENTÁVEL

Em termos de público-alvo, nesta altura do ano, quem mais viaja para os Açores são «turistas internacionais, sobretudo casais e viajantes individuais em busca de tranquilidade e contacto com a natureza. O mercado nacional continua muito presente, especialmente em viagens familiares e escapadinhas de fim de Verão», acrescenta fonte oficial da SATA.

Ao apresentar uma operação robusta de e para o arquipélago nesta altura, o Grupo SATA tem contribuído para um dos principais desígnios da região: diversificar o fluxo turístico ao longo do ano e de forma mais distribuída entre as nove ilhas. «A curva da procura tem-se estendido por períodos cada vez mais longos. Setembro, Outubro e Novembro foram, no passado, meses com quebra acentuada do tráfego. Mas, hoje, podemos ver que o Outono tem cativado os viajantes. Viajar nas nove ilhas durante esta época possibilita desfrutar do destino com toda a calma», sublinha fonte oficial das companhias.

A estratégia do arquipélago dos Açores nos últimos anos, em particular desde a pandemia de Covid-19, tem passado por consolidar o posicionamento enquanto destino turístico sustentável. O Grupo SATA está alinhado com esta visão, promovendo práticas sustentáveis a bordo e em terra. Desde a valorização de produtos regionais até à redução de desperdício e à promoção de um turismo mais consciente, as companhias aéreas assumem um papel activo na cooperação para a construção de um destino sustentável e resiliente.

«Além das iniciativas que abraçamos em parceria com o arquipélago dos Açores, designadamente através da subscrição da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, a estratégia de sustentabilidade ambiental do Grupo SATA está alinhada com a do sector. Neste caminho evolutivo em prol de um ambiente global mais sustentável, seguimos as orientações das organizações representantes do sector dos transportes aéreos (ICAO, IATA e ERA), que definem as estratégias e metas para alcançar os compromissos assumidos. Participamos activamente neste trabalho conjunto», acrescenta a mesma fonte.

A adesão voluntária à certificação ambiental da IATA, a IATA Environmental Assessment (IEnvA), em 2022, bem como o percurso até à obtenção, pioneira em Portugal, da referida certificação, simbolizam este compromisso. «A situação geográfica periférica e a sustentabilidade do destino Açores, a nossa origem e principal destino, exigem de nós uma responsabilidade acrescida, princípio que está incorporado na nossa estratégia de gestão», conclui fonte da SATA.

10 EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS NOS AÇORES

No seu blog oficial, o Grupo SATA deixa várias recomendações de experiências para desfrutar no arquipélago dos Açores:

1. Subir à Montanha do Pico: o ponto mais alto de Portugal (2351 metros) oferece vistas incríveis sobre as ilhas vizinhas e o oceano;

2. Explorar os trilhos: são mais de 80 percursos oficiais que atravessam florestas, lagos, cascatas e montanhas;

3. Mergulhar em piscinas naturais: na ilha de São Miguel, relaxe em águas termais aquecidas pela actividade vulcânica;

4. Visitar o Algar do Carvão: na Terceira, entre num vulcão adormecido com um lago e formações geológicas impressionantes;

5. Desfrutar do cozido das Furnas: um prato típico cozinhado dentro da terra, aproveitando o calor dos vapores vulcânicos;

6. Admirar paisagens dignas de um conto de fadas: praias de areia negra, florestas densas, cascatas e lagoas mágicas são alguns dos cenários idílicos;

7. Conhecer locais esculpidos pela lava: pode encontrar tubos lávicos e cavidades vulcânicas em várias ilhas;

8. Observar aves endémicas: em todas as ilhas do arquipélago, pode praticar a observação de aves, sendo de destacar as ilhas de São Miguel e Graciosa para a observação das espécies endémicas, como o Priolo;

9. Visitar o vulcão dos Capelinhos: localizado no Faial, entrou em erupção em 1957, criando uma área de terra que deu um aspecto lunar à paisagem;

10. Ver baleias e golfinhos: várias empresas que organizam passeios de barco para ver estes animais de perto, no seu habitat natural.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 349) da Marketeer.




Notícias Relacionadas

Ver Mais