A música reflecte a identidade de um povo, a sua história, as suas tradições e tem um papel fundamental na construção cultural e de sentimentos colectivos. Revestida de emoções profundas, de contradições, de palavras e de contemplação, a música, nas suas várias expressões, é uma presença constante na cultura portuguesa, e não se explica, sente-se. É parte integrante do ADN da Cerveja Sagres® e está presente nos momentos de convivialidade e de celebração da vida dos portugueses, reflectindo-se através da associação da marca a festivais de música e a milhares de festas populares espalhadas de norte a sul do País.
Com uma forte ligação à música e à cultura, a Cerveja Sagres ® apoia artistas, festivais e iniciativas que valorizam a música portuguesa, marcando presença em alguns dos maiores eventos do País, como os Prémios Play, o Sol da Caparica, o Festival F, em Faro, e o Mar Me Quer, em Portimão. Este ano, a par dos tradicionais festivais, a marca vai estar presente no Festival Iminente, que se apresenta como um evento de cultura urbana que reúne música, artes visuais e projectos comunitários, promovendo também a diversidade e a inclusão.
Ao apoiar festivais que celebram diferentes estilos musicais e sonoridades únicas, está a valorizar aquilo que nos torna verdadeiramente plurais. Esta multiplicidade de vozes e ritmos é parte integrante da Alma Portuguesa – uma alma aberta, acolhedora e em constante evolução. A Cerveja Sagres ®, a marca de todos e para todos, reconhece que a diversidade é um traço enraizado na identidade colectiva. Ao estar presente em iniciativas que promovem artistas emergentes, culturas urbanas, tradições regionais e influências globais, celebra a diversidade e Portugal em toda a sua riqueza. E é por isso que, quando falamos da Alma Portuguesa, não podemos esquecer que ela é feita de muitas vozes, muitos sons e muitas histórias. A Cerveja Sagres® está lá para brindar a todas elas.
Seja na hora de assistir aos concertos nos Palcos Sagres ou através das experiências que tem preparadas para os diferentes dias, a marca brinda com todos, fortalecendo os laços com os fãs e os consumidores, porque cada momento tem “Alma Portuguesa”.
Os eventos de música, conhecidos pelo seu ambiente de celebração e convívio, são o cenário perfeito para a Cerveja Sagres® reafirmar a sua paixão pela cultura e reforçar a mensagem do que é isto de ser português. Nestes momentos, a marca proporciona experiências inesquecíveis e oportunidades exclusivas para os mais entusiastas, criando memórias únicas e afectivas que perduram para além de cada evento: desde o primeiro brinde até à partilha nas redes sociais. E são muitas as activações preparadas, desafiando os festivaleiros a juntar-se à marca para fazer de cada evento de música um momento ainda mais especial. Para este Verão, a marca está a desenvolver iniciativas que reflectem os valores da marca, destacando a nova campanha “Alma Portuguesa”, que reforça a forte ligação emocional com os portugueses e todos os que escolhem o nosso país para viver ou visitar. A par, a marca também sublinha o modo de ser português com a presença da mais recente inovação Sagres Sol&Mar, uma cerveja dourada, leve e refrescante e com um ingrediente surpreendente, que remete para o nosso mar – uma pitada de sal marinho do sotavento algarvio –, que equilibra e apura todos os sabores da cerveja, conferindo uma sensação de maior equilíbrio e refrescância. A iconografia, presente no packaging e nos vários formatos de consumo, mergulha no azul do nosso mar, destacando as características distintivas desta cerveja – cada detalhe foi pensado para reflectir a essência do que é ser português.
Através do Clube Sagres, continuará a oferecer bilhetes para estes eventos, reforçando a sua ligação com a comunidade digital, contribuindo para fortificar os valores da marca e o envolvimento com o público mais jovem, nesta plataforma. Os consumidores têm a oportunidade de acumular pontos, ganhar prémios e viver experiências emocionantes.
Com esta presença marcante nos festivais e nas festas populares, a Cerveja Sagres® reafirma o seu papel como protagonista no território da música e das emoções, proporcionando experiências inesquecíveis, aproximando-se dos seus consumidores e fortalecendo a sua ligação com a cultura. Simultaneamente, reforça o seu compromisso com a promoção de experiências sustentáveis, alinhadas com os valores de uma nova geração de consumidores mais conscientes.
É prioridade da marca expandir a presença no território da música, respondendo às tendências dos consumidores, e continuar a estabelecer parcerias com festivais que reflictam os seus valores e que valorizem o modo de ser português, bem como a celebração de momentos com Alma Portuguesa, com certeza.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 347) da Marketeer.














