Sabor português e vista para o Douro: Mira Mira tem novos pratos

Após uma pausa de dois meses, o restaurante Mira Mira by Ricardo Costa, situado em Vila Nova de Gaia, reabriu com uma nova proposta gastronómica, que aposta em ingredientes portugueses e receitas de conforto. O chef Ricardo Costa mistura criações do seu portefólio com algumas novidades, disponíveis em dois menus de degustação e opções à carta.

O restaurante conta uma nova esplanada, onde o mobiliário contemporâneo, os padrões geométricos e as cores quentes dos tecidos convidam a refeições ao ar livre, com uma vista privilegiada sobre o Porto e o Douro, num ambiente informal e mais aconchegante.

Na cozinha, as sugestões renovam-se e distribuem-se ao longo de um menu de degustação, com opção de 4 ou 8 pratos e sugestões à carta, entre criações já conhecidas e algumas novidades que marcam a estação.

No seu processo criativo, o chef Ricardo Costa privilegiou ingredientes produzidos de Norte a Sul do país, receitas de conforto e combinações simples, mas surpreendentes. O “Menu Colheita” inicia com quatro aperitivos, servidos em formato finger food, onde saltam à vista a Bola de Berlim com queijo da Serra ou o Vitello tonnato, feito com vitela crocante, atum e anchovas.

Seguem-se combinações frescas e equilibradas como o Lírio com daikon e pérolas de pepino, o Mexilhão com molho escabeche, curcuma e salsa ou a Santola ao natural com caldo de crustáceos e germinados. Uma das novidades da carta é a raia, um peixe versátil que no Mira Mira é cozinhado na grelha, onde adquire um toque fumado, e apresentado com couve-flor, em várias texturas, pancetta Ibérica e um caldo de cebola com óleo de cebolinho.

A feijoada de bacalhau ganha uma nova versão neste menu, bem mais leve e complexa a nível de sabor. Ao cachaço e sames de bacalhau junta-se o feijão manteiguinha de Santarém, camarão da costa e óleo de chouriço a finalizar. A carne de porco à alentejana é outra receita tradicional portuguesa que serviu de inspiração para o chef. Neste prato, a presa de porco grelhada é acompanhada com berbigão, molho de bivalves e coentros e um pickle de cebola, para garantir a dose certa de acidez.

O Ananás dos Açores é o responsável pela limpeza do palato numa pré sobremesa onde a fruta é apresentada em diferentes texturas e temperaturas. Segue-se uma outra novidade da carta que tem como protagonista a Pêra Rocha do Oeste, caramelizada num creme com baunilha e servida com um crocante de biscoito, um sorvete de pêra e frutos secos.

O Carabineiro salteado ao alho com tostas e coentros, o Arroz de Peixes e Mariscos da Costa, o Jarret de Vitela, cozinhada 24 horas com gnocchi e cogumelos, ou o Toffee de cacau com fava tonka são algumas das opções disponíveis à carta.

O menu de degustação do Mira Mira by Ricardo Costa varia entre os 80 euros (4 pratos) e os 150 euros (8 pratos), já a harmonização vínica vai dos 60 euros aos 150 euros.