Sabe que produtos deve ou não colocar na pele? A portuguesa Elmee Cosmetics esclarece
Procura uma rotina de cuidados de pele que inclua produtos seguros, não tóxicos e não agressivos? A Elmee Cosmetics pode ter a solução para si, já que esta nova plataforma portuguesa nasceu precisamente para advogar o conceito de clean beauty no País, consciencializando os consumidores para a importância de estarem atentos àquilo que colocam na pele.
Em Março de 2021, a “one stop shop” criada por Sofia e Catarina Almirante aparecia nos resultados de pesquisa com uma oferta de produtos que passa, entre outros, por cremes hidratantes, cremes para olhos, tónicos, séruns, máscaras e protectores solares, todos de origem sul-coreana por enquanto.
Mas porquê soluções cosméticas vindas da Coreia do Sul? As fundadoras explicam: «As marcas sul-coreanas estão bastante à frente no que diz respeito à tecnologia, inovação, eficácia e segurança dos produtos de cosmética.» Assim, e porque a tendência liderada pelas gerações Z e Millennial o exige, as palavras de ordem na plataforma são “transparência” e “segurança” em relação a ingredientes e rótulos.
«Neste momento, todos os produtos comercializados na nossa loja são livres dos seguintes ingredientes potencialmente tóxicos: parabenos, sulfatos, fragrâncias artificiais, corantes sintéticos, óleo mineral, álcool, ftalatos, formaldeído, silicones cíclicos e PEGs. No entanto, esta lista poderá sofrer alterações à medida que novos estudos são realizados e divulgados sobre a segurança de ingredientes cosméticos.»
Uma plataforma pensada para todos os públicos
Sofia e Catarina Almirante explicam à Marketeer que a Elmee Cosmetics «foi pensada para quem se preocupa com um consumo consciente, a sua saúde e a rotina de pele, e quer garantias de que todos os produtos usados apenas contêm ingredientes seguros para o corpo e rosto».
Este mote aplica-se tanto a mulheres, sejam mais jovens ou mais velhas, como a homens, já que o catálogo é unissexo. Porém, há um kit pensado para o público masculino que cada vez mais procura as soluções cosméticas, garantem as criadoras da plataforma.
“Paraíso de Clean Beauty”
Sob o mote “Paraíso de Clean Beauty”, a loja quer educar o consumidor e trazer “awareness” para ingredientes potencialmente danosos para o seu bem-estar, salientam Sofia e Catarina Almirante. «Gostávamos que a curto prazo os nossos clientes começassem a perceber e entender que produtos e ingredientes devem evitar, e escolher, de forma a fazer escolhas informadas.»
Já disponível em Portugal Continental e Ilhas, assim como em Espanha, a Elmee Cosmetics, que foi criada por existir espaço no mercado nacional para preencher uma lacuna no nicho da cosmética, tem a ambição de continuar a crescer, já que o mercado mundial de bem-estar está avaliado em 4,5 milhões de milhões de dólares.
Texto de Beatriz Caetano